Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

O Google em busca de um equilíbrio difícil

Redação de Redação
7 de novembro de 2018
no Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

De um lado da balança, a privacidade e a segurança da informação. Do outro, a comodidade de uma tecnologia que é capaz de sugerir restaurantes, de avisar para o caos no trânsito e de tornar mais cômoda a hiperconectada vida moderna.

É este o desafio com que o Google e o resto das empresas de tecnologia se deparam, argumentou no Web Summit a vice-presidente da empresa, Tamar Yehoshua, que tem a seu cargo a gestão dos produtos. “Como setor, temos a responsabilidade de manter em segurança os dados das pessoas. No entanto, para além desta questão de segurança, as decisões não são em preto e branco. Temos de encontrar o equilíbrio certo.”

Yehoshua deixou claro que é difícil encontrar esse ponto de equilíbrio entre tecnologia que seja fácil de usar, sem que isso comprometa a segurança dos dados dos utilizadores. Uma opção seria pedir que os utilizadores fizessem sempre uma dupla autenticação – por exemplo, com uma palavra-passe e um código recebido por SMS – quando usassem um serviço do Google. Isso tornaria o serviço mais seguro, mas também mais trabalhoso de usar, o que poderia afastar utilizadores (e ter impacto no negócio da multinacional).

A vice-presidente do Google abordou também a questão da privacidade, um assunto que tem colocado as grandes plataformas online na mira de reguladores, legisladores e associações de defesa dos consumidores. As garantias de privacidade dadas pelas empresas de Internet tem suscitado dúvidas, especialmente desde o caso da consultoria política Cambridge Analytica, que teve acesso indevido a dados de usuários do Facebook. Também aqui, Yehoshua defendeu ser uma questão de equilíbrio, entre a privacidade e a necessidade que as empresas têm de analisar dados para criar novos produtos.

“Podíamos descartar todos os dados sobre como usam nos nossos produtos, mas o custo seria não criar novos produtos e funcionalidades inovadoras”, frisou Yehoshua (não comentou que os mesmos dados são usados para a publicidade direcionada que representa a esmagadora maioria das receitas do Google). “Este é o desafio para o Google e para o setor: temos de continuar a inventar novos e melhores produtos com base em dados, e ao mesmo tempo, sermos transparentes sobre que dados são recolhidos e como são usados. E temos deixar os usuários dizerem quais dados, se é que alguns estão confortáveis em partilhar conosco, para poderem usar estes produtos”.

Reconheceu que o Google tem muito trabalho a fazer. “Ainda é difícil obter boas recomendações personalizadas de bons lugares para ir”, exemplificou, referindo-se a restaurantes ou shows. “Por que não ter o Google me dizendo onde encontrar o melhor caldo verde?”, perguntou.

Uma pesquisa no Google por “o melhor caldo verde” já hoje dá algumas sugestões.

Fonte: Portal Publico

Postagem anterior

Quantidade de mulheres que trabalham com tecnologia aumentou, mas elas não ocupam cargos de liderança

Próxima Postagem

Facebook inaugura pop-up stores em lojas da Macy’s

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Facebook inaugura pop-up stores em lojas da Macy’s

Facebook inaugura pop-up stores em lojas da Macy’s

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.