O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 7, que o governo não vai mudar a estratégia sobre como lidar com os Estados Unidos porque, para ele, o atual método está funcionando. Ele participa do programa Bom Dia, Ministro, da EBC, ligada ao governo.
“Nós não vamos mudar a estratégia porque a estratégia, na minha opinião, tem dado certo”, disse. E completou: “Estamos tão confiantes nos nossos argumentos, que eles vão se fazer valer, através da nossa diplomacia”.
O ministro comemorou o telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump. Ele disse que foi uma conversa muito positiva e que a determinação de ambos os chefes de Estado foi a de virar essa página de tensão entre os países, a qual ele avaliou como “equivocada”.
Segundo Fernando Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca uma reaproximação com os Estados Unidos (EUA) que não é ideológica. O ministro minimizou a escolha do Secretário de Estado, Marco Rubio, por Donald Trump para ser o interlocutor com o Brasil. Para ele, independentemente do negociador, a diplomacia brasileira — que classificou como a “melhor do mundo” — vai superar esse momento.
“Acredito que vai distensionar e abrir espaço para uma conversa franca, uma conversa produtiva”, afirmou. Segundo ele, há muitas oportunidades de investimento norte-americano na América do Sul, que tradicionalmente é deficitária com os EUA. Ele citou como exemplos de investimentos possíveis a exploração de terras raras e projetos de transformação ecológica.
O ministro também afirmou que pode haver espaço para um encontro com o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante sua viagem aos EUA na próxima semana.
“Eu ainda não me movi e devo fazer até o final da semana para saber da disponibilidade de Bessent, do interesse ou se o Marco Rubio vai estabelecer um contato com o Mauro Vieira antes disso. Eu não sei qual é o protocolo que eles vão seguir”, declarou.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Mateus Maia e Cícero Cotrim).
Imagem: Agência Brasil



