Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Inteligência Artificial pode aumentar a criatividade para 89% dos brasileiros

Estudo focado em comunicação visual também revelou que 92% dos brasileiros acreditam que a identidade visual de uma marca já os influenciou numa decisão de compra

Redação de Redação
7 de junho de 2023
no Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Inteligência Artificial pode aumentar a criatividade para 89% dos brasileiros

Um estudo realizado pela plataforma de comunicação visual Canva, em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos, revelou como os brasileiros se relacionam com a comunicação visual. O ponto de partida do estudo é que, hoje, o exercício da criatividade é praticamente impensável sem o uso da tecnologia, tanto em projetos pessoais como no trabalho.

De fato, de acordo com o estudo, 84% dos brasileiros acreditam que o design é importante no seu dia a dia – enquanto 76% se consideram pessoas criativas, 66% se sentem confiantes sobre as suas habilidades de design e 95% estão interessados em melhorar as suas habilidades de design.

Ao mesmo tempo, 88% dos brasileiros acham importante que ferramentas e aplicativos de edição sejam fáceis de usar e 89% julgam importante que essas ferramentas e aplicativos ajudem a produzir conteúdo atraente e de qualidade. É possível inferir a partir desses dados que ferramentas de edição fáceis de usar e capazes de produzir designs bonitos poderiam ajudar a estimular a criatividade dos brasileiros.

A importância da colaboração, principalmente num contexto de ambiente de trabalho, também foi abordada – 87% acham importante que as ferramentas colaborativas permitam que as equipes trabalhem juntas num mesmo projeto. Muito se fala atualmente sobre a colaboração como chave para a inovação, resolução de problemas e tomada de decisões numa empresa – por isso, é tão importante que as ferramentas de design sejam colaborativas.

Como os brasileiros usam a comunicação visual

Quando perguntados sobre quais são os principais motivos pelos quais já criaram um design, 50% dos brasileiros responderam que para editar fotos, 47% para criar posts para as redes sociais, 42% para criar apresentações e 40% para criar materiais impressos.

Já quando perguntados sobre quando usaram o design para criar impacto, 39% dos brasileiros disseram que para aprimorar os próprios perfis nas redes sociais, 38% para fazer algo autoral, como um presente personalizado, 37% para criar uma identidade visual para uma marca e 36% para melhorar o próprio aprendizado. Quase todos os brasileiros, 97%, concordam que usar recursos visuais para se comunicar é mais eficaz que usar texto – assim dizendo, que uma imagem vale mais que mil palavras.

Tendências de design e tecnologia

Temas altamente abordados hoje, como a inteligência artificial (IA), que está em dez entre dez listas de tendências atuais, também apareceram no estudo – 78% dos brasileiros estão interessados em experimentar recursos de IA em plataformas de edição e 89% concordam que a IA pode aumentar a criatividade.

Sobre as redes sociais, 89% concordam que o uso de redes sociais com base visual aumenta o desejo de se comunicar usando recursos visuais. Já sobre o futuro do design, 90% concordam que todos poderão usar ferramentas de design sem precisar de habilidades especiais – como já acontece com ferramentas como o Canva.

Design para educação e negócios

Outro tema abordado pelo estudo foi como os recursos visuais ajudam na retenção da informação durante o aprendizado – 85% dos brasileiros acham importante receber informações em formato visual quando aprendem algo novo. Além disso, 90% acreditam que o design deve ser ensinado como disciplina no ensino fundamental e/ou superior, como já acontece em alguns cursos como Jornalismo.

Do ponto de vista de negócios, quando perguntados em que principais situações uma forte comunicação visual pode ser útil, 64% dos brasileiros responderam que para apresentar ideias ou planos para um cliente, 62% para apresentar ideias de maneira eficiente numa reunião interna e 61% para melhorar a comunicação entre os membros da equipe.

Além disso, 92% dos brasileiros concordam que a identidade visual de uma marca já os influenciou numa decisão de compra.

O estudo foi realizado com 1.000 brasileiros entre 18 e 57 anos de todas as regiões do Brasil – e também traz dados para México, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.

“No Canva, estamos comprometidos em criar ferramentas incríveis para a nossa comunidade global, com base nas muitas possibilidades que as novas tecnologias, como a inteligência artificial, abrem. A inovação é um pilar fundamental para mantermos a nossa missão de capacitar o mundo para o design”, diz Melanie Perkins, CEO do Canva.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Stone confirma entrada em pagamentos através do WhatsApp

Próxima Postagem

Vendas para Dia dos Namorados retornam a nível pré-pandemia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Vendas para Dia dos Namorados retornam a nível pré-pandemia

Vendas para Dia dos Namorados retornam a nível pré-pandemia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile