Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Grupo Mateus registra lucro de R$ 318,6 milhões e cresce 32,5%% no 1º trimestre

Varejista encerrou o período com 276 lojas e alavancagem estável

Aiana Freitas de Aiana Freitas
7 de maio de 2025
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Mateus nega negociação para compra do controle do Assaí

O Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores redes de supermercados do Brasil, fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 318,6 milhões. O resultado é 32,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A receita líquida alcançou R$ 8,33 bilhões, o que representou um crescimento de 12,9% na comparação ano a ano. Ela foi impulsionada pelo desempenho positivo nas operações de atacado e atacarejo.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 650 milhões. O avanço, nesse caso, foi de 27,4%. A margem Ebitda foi de 7,8%, um ganho de 0,9 ponto percentual em relação ao 1T24.

A margem líquida no trimestre foi de 3,8%, frente a 3,3% no mesmo período de 2024, mesmo com as despesas operacionais totalizando R$ 1,3 bilhão, alta de 11,2%. O lucro bruto também apresentou crescimento de 16,2%, alcançando R$ 1,9 bilhão, com margem de 23%, 0,7 ponto percentual superior aos três primeiros meses de 2024.

Expansão e desempenho operacional

O Grupo Mateus inaugurou quatro lojas entre janeiro e março, dando seguimento à sua estratégia de expansão no ano. Duas unidades de atacarejo foram abertas nos Estados de Pernambuco e Bahia e duas lojas de varejo forma inauguradas no Maranhão.

Ao final do trimestre, a companhia contava com 92 lojas de atacarejo, 80 unidades de varejo alimentar. No total, eram 104 lojas de eletrodomésticos, totalizando 276 operações em nove Estados.

O desempenho das vendas nas mesmas lojas (SSS) apresentou recuo no trimestre, passando de 9,6% no primeiro trimestre de 2024 para 5,2% neste período. Esse resultado é atribuído, principalmente, a fatores de calendário, como o ano bissexto e o deslocamento da Páscoa. Ajustando-se por esses fatores, o crescimento das vendas nas mesmas lojas foi de 7,1%.

O Grupo Mateus encerrou o período com uma sólida posição de caixa de R$ 1,5 bilhão de saldo e reduziu seu nível de alavancagem para 0,27 vs. o Ebitda. A dívida líquida totalizou R$ 614,5 milhões, praticamente estável em relação aos R$ 609,6 milhões registrados ao final de 2024.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Eletromidia compra operação de mídia vertical da Brasil Outdoor por R$ 80 milhões

Próxima Postagem

Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile