Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Consumo de alimentos saudáveis cresce, enquanto o de bebidas alcoólicas cai

Dados são do levantamento "Mudanças e Novos Hábitos de Consumo", realizado pelo CEAM da ESPM

Redação de Redação
7 de maio de 2025
no Consumo, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo de alimentos saudáveis cresce, enquanto o de bebidas alcoólicas cai

O consumidor brasileiro está cada vez mais preocupado com a alimentação. Cerca de seis em cada dez afirmam ter percebido mudanças no consumo de alimentos saudáveis nos últimos anos, enquanto o consumo de alimentos industrializados e bebidas alcoólicas apresentou queda — 16% e 7%, respectivamente, afirmaram que pretendem parar de consumir esses produtos nos próximos anos.

Os dados são do levantamento “Mudanças e novos hábitos de consumo”, realizado pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), da ESPM, que considerou fatores externos como a digitalização e o estilo de vida. O objetivo é entender quais categorias de produtos e serviços têm sido mais impactadas por essas mudanças e identificar os novos hábitos dos brasileiros.

“Com o levantamento, buscamos observar as tendências de consumo, além de avaliar quais itens foram deixados de lado e quais passaram a ser mais consumidos”, diz Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e Pós Stricto da ESPM.

Entre os produtos que os entrevistados não consumiam anteriormente e passaram a consumir, os naturais e saudáveis foram citados por 16% dos participantes. Já suplementos, cosméticos e produtos para pets registraram 5% cada. A pesquisa foi realizada com 400 pessoas entre março e abril de 2025.

Para quase 60% dos entrevistados, as redes sociais são importantes no processo de compra. No entanto, ao serem questionados sobre a influência dos criadores de conteúdo, quase 50% disseram não considerar os influenciadores digitais relevantes na hora de se informar sobre produtos e serviços. Ainda assim, 40% admitiram já ter comprado algum item indicado por eles em algum momento.

Quanto às formas de pagamento mais utilizadas, o cartão de crédito lidera, sendo a preferência de 46,5% dos consumidores. Em segundo lugar aparece o Pix, com 38,8%. O cartão de débito é preferido por 8,8%, e o dinheiro, por 6%.

Quando questionados sobre a destinação do orçamento anual, os entrevistados indicaram uma divisão equilibrada entre gastos pessoais e com outras pessoas. Cerca de 40,5% afirmaram destinar entre 50% e 69% do orçamento para si mesmos, enquanto 40% afirmaram gastar esse mesmo percentual com outras pessoas. Os principais beneficiários desses gastos são os cônjuges (50,5%), seguidos por pais (26%) e irmãos (17,3%), reforçando a priorização do núcleo familiar.

Imagem: Envato

Postagem anterior

JBS investe R$ 216 milhões em quatro unidades da Seara em SC

Próxima Postagem

Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.