Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Consumo de alimentos saudáveis cresce, enquanto o de bebidas alcoólicas cai

Dados são do levantamento "Mudanças e Novos Hábitos de Consumo", realizado pelo CEAM da ESPM

Redação de Redação
7 de maio de 2025
no Consumo, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo de alimentos saudáveis cresce, enquanto o de bebidas alcoólicas cai

O consumidor brasileiro está cada vez mais preocupado com a alimentação. Cerca de seis em cada dez afirmam ter percebido mudanças no consumo de alimentos saudáveis nos últimos anos, enquanto o consumo de alimentos industrializados e bebidas alcoólicas apresentou queda — 16% e 7%, respectivamente, afirmaram que pretendem parar de consumir esses produtos nos próximos anos.

Os dados são do levantamento “Mudanças e novos hábitos de consumo”, realizado pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), da ESPM, que considerou fatores externos como a digitalização e o estilo de vida. O objetivo é entender quais categorias de produtos e serviços têm sido mais impactadas por essas mudanças e identificar os novos hábitos dos brasileiros.

“Com o levantamento, buscamos observar as tendências de consumo, além de avaliar quais itens foram deixados de lado e quais passaram a ser mais consumidos”, diz Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e Pós Stricto da ESPM.

Entre os produtos que os entrevistados não consumiam anteriormente e passaram a consumir, os naturais e saudáveis foram citados por 16% dos participantes. Já suplementos, cosméticos e produtos para pets registraram 5% cada. A pesquisa foi realizada com 400 pessoas entre março e abril de 2025.

Para quase 60% dos entrevistados, as redes sociais são importantes no processo de compra. No entanto, ao serem questionados sobre a influência dos criadores de conteúdo, quase 50% disseram não considerar os influenciadores digitais relevantes na hora de se informar sobre produtos e serviços. Ainda assim, 40% admitiram já ter comprado algum item indicado por eles em algum momento.

Quanto às formas de pagamento mais utilizadas, o cartão de crédito lidera, sendo a preferência de 46,5% dos consumidores. Em segundo lugar aparece o Pix, com 38,8%. O cartão de débito é preferido por 8,8%, e o dinheiro, por 6%.

Quando questionados sobre a destinação do orçamento anual, os entrevistados indicaram uma divisão equilibrada entre gastos pessoais e com outras pessoas. Cerca de 40,5% afirmaram destinar entre 50% e 69% do orçamento para si mesmos, enquanto 40% afirmaram gastar esse mesmo percentual com outras pessoas. Os principais beneficiários desses gastos são os cônjuges (50,5%), seguidos por pais (26%) e irmãos (17,3%), reforçando a priorização do núcleo familiar.

Imagem: Envato

Postagem anterior

JBS investe R$ 216 milhões em quatro unidades da Seara em SC

Próxima Postagem

Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile