Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Latino-americanos visitam, em média, seis canais de compras

O estudo também mostra qual categoria de produto se encaixa em qual canal

Redação de Redação
7 de maio de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
canais

21% dos compradores usam, em média, seis canais diferentes. O número é apontado pela Kantar no relatório Omnichannel Latam 2024. Os meios escolhidos dentro desse contexto são: feiras, supermercados, atacadistas, farmácias, minimercados e lojas tradicionais.

“Como este é o grupo que reúne mais latino-americanos, sugere que a maioria dos consumidores ainda prefere um número diversificado, mas gerenciável, de lojas para suprir suas necessidades”, diz Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.

Em relação ao crescimento em valor entre 2022 e 2023, se destacam os canais que apresentam uma relação melhor de custo-benefício – hábito que éconsequência da inflação. São eles: mercados de bairro e lojas de conveniência (+28%), atacadistas (+24%) e lojas de descontos (+23%).

Ainda assim, as lojas tradicionais, juntamente com os supermercados, ainda desempenham um papel importante na rotina dos latino-americanos. Um comprador usa o canal tradicional, em média, 75 vezes por ano (uma vez a cada cinco dias). Os supermercados, por sua vez, são visitados cerca de 29 vezes por ano (duas vezes por mês).

O comércio eletrônico, que já alcança 30% de penetração na América Latina, também vem registrando crescimento significativo, com quase 2 milhões de novos compradores em toda a região e aumento de 20% no valor médio das transações. Na hora da compra, os latino-americanos preferem o e-commerce não puro (site ou aplicativos de redes físicas) e o WhatsApp. Cada um contempla 12% de penetração.

Hipermercados, supermercados e lojas de descontos são principalmente para compras de reposição, enquanto os atacadistas são mais concentrados em compras para estocar. Minimercados e pontos de venda do comércio tradicional são para necessidades diárias ou urgentes.

O estudo também mostra qual categoria de produto se encaixa em qual canal. Alimentos são mais consumidos em hipermercados, saúde e beleza em farmácias, produtos de limpeza em lojas de descontos – o que representa oportunidades para a indústria.

“É válido destacar que, nos últimos dois anos, assistimos a uma fase de consolidação multicanal no ecossistema varejista latino-americano. Isto é, os compradores diminuíram o hábito de explorar novos canais e as escolhas dos meios preferenciais atingiram um ponto de estagnação – tendência que se estende até 2024”, conclui Lenita Vargas, Shopper & Retail Director da Kantar.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Enchentes provocam queda de 15,7% do varejo no Rio Grande do Sul

Próxima Postagem

32ª edição do São Paulo Restaurant Week conta com mais de 70 restaurantes pet friendly

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
restaurantes

32ª edição do São Paulo Restaurant Week conta com mais de 70 restaurantes pet friendly

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.