Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

5 empresas com ações emblemáticas de redução de impactos ambientais

Ações criativas e até lucrativas miram a diminuição de gases poluentes, utilização de energia renovável e reaproveitamento de materiais

Redação de Redação
7 de abril de 2023
no Economia, ESG, Notícias, Varejo com Causa
Tempo de leitura: 3 minutos

Preocupação constante do consumidor final, a redução dos impactos ambientais entrou na pauta das empresas, que buscam protagonismo nessa luta, seja para compensar os impactos negativos que elas mesmas trazem no seu processo produtivo, seja para se posicionar em um mercado de consumidores conscientes ou porque realmente entenderam seu papel e estão preocupadas com a sustentabilidade dos seus negócios.

Entre as ações que podem ser adotadas estão o uso de energia renovável, a reutilização de materiais, entre outras. Conheça algumas ações emblemáticas desenvolvidos por empresas brasileiras que podem inspirar nessa conscientização:

1. Via e seus carros elétricos

Dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, a Via investiu em mobilidade, implementando, em 2021, veículos totalmente elétricos para realizar entregas na cidade de São Paulo. Em 2022, os veículos percorreram 298 mil quilômetros e evitaram a emissão de 144 toneladas de CO2. A iniciativa ajuda a companhia a cumprir sua meta de reduzir as emissões de carbono até 2025 e tornar os processos de logística mais sustentáveis.

2. Natura e seus produtos sustentáveis

Internacionalmente conhecida como uma empresa sustentável, a Natura contribui para a redução dos impactos das mudanças climáticas em diversas frentes. Algumas das ações mais emblemáticas estão na área de produto, como a criação da linha Natura Ekos, em 2000, que alinha a utilização de bioingredientes de fontes renováveis à sociobiodiversidade amazônica. 

Além disso, desde 1983, a empresa trabalha com refis em seus produtos. De acordo com a empresa, apenas com essa iniciativa, economizou-se, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 5,5 milhões de pessoas em um único dia. 

3. Ambev e seus Eco Coolers

A Ambev desenvolve ações diversas para reduzir o uso de energia elétrica e tem a meta de chegar a 100% de energia vinda de fontes limpas e renováveis. Em 2019, a empresa desenvolveu os Eco Coolers, que são geladeiras que reduzem em até 50% seu consumo energético, em comparação com modelos convencionais. 

Além disso, a Ambev recolhe geladeiras antigas de bares e restaurantes e as transforma em equipamentos ecológicos. Segundo a Ambev, mais de 70% do parque de geladeiras da companhia já foi transformado em Eco Coolers, totalizando 465 mil.

Até 2025, a transformação chegará a 100% do parque. De acordo com a empresa, essa iniciativa permite a redução da emissão de 33 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o equivalente ao sequestro de carbono de 198 mil árvores. 

4. Renner e seu jeans de baixo impacto

A empresa tem uma meta ousada para 2030: 100% das roupas de todas as marcas Renner serão mais sustentáveis, incluindo o uso de matérias-primas têxteis certificadas, agroecológicas e recicladas.

Para isso, a empresa adota processos de economia circular, como menor consumo de água, de energia e de insumos químicos nos processos industriais. Um dos cases emblemáticos da marca é a linha de jeans, que já alcançou a marca de 100% de produtos com características menos impactantes.

5. Suzano e sua indústria eco-eficiente

Já a Suzano, que fabrica bioprodutos a partir do eucalipto, dá sua parcela de contribuição para a preservação do clima com uma estratégia de eco-eficiência industrial. A empresa garante disposição final adequada de todos os resíduos provenientes da sua produção, seja por meio de reaproveitamento, transformação em energia e até fertilizante orgânico.

Além disso, a indústria gera quase o total de energia consumido em sua produção e o excedente é vendido como energia renovável capaz de abastecer uma cidade com 1,4 milhão de habitantes.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Arsesp autoriza Sabesp a aplicar reajuste tarifário de 9,5609%

Próxima Postagem

Programa do Sebrae vai selecionar 50 startups para conexão com investidores em SP

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Programa do Sebrae vai selecionar 50 startups para conexão com investidores em SP

Programa do Sebrae vai selecionar 50 startups para conexão com investidores em SP

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.