Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Grupo Heineken expande o Programa Volte Sempre para bares e restaurantes

Iniciativa já coletou mais de 785 mil embalagens, o que representa mais de 377 toneladas de vidro

Redação de Redação
6 de dezembro de 2023
no ESG, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Heineken expande o Programa Volte Sempre para bares e restaurantes

A edição deste ano do Programa Volte Sempre, lançado em 2018 pelo Grupo Heineken, foi ampliada e abrange agora bares e restaurantes, registrando um total de mais de 785 mil embalagens. Isso equivale a aproximadamente 377 toneladas de material. Além disso, o programa conta com mais de 9 mil clientes ativos, resultando em uma economia de 269 m³ em aterros sanitários.

A iniciativa busca promover a mudança de hábitos dos consumidores em relação ao descarte de vidro e abordar os principais desafios da reciclagem desse material no Brasil: a escassez de coleta seletiva e o descarte inadequado pós-consumo. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) em 2022, o Brasil produz anualmente mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro, totalizando mais de 1,3 milhão de toneladas incorporadas ao mercado em diversas formas. No entanto, apenas 300 mil toneladas são recicladas anualmente.

“O vidro é um material que pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade. 2,9% de energia é economizada a cada tonelada reciclada e 1 kg de caco utilizado em novas embalagens substitui 1,2 kg de matéria-prima virgem”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

O Programa Volte Sempre contribui para a meta da empresa de atingir 100% de circularidade das embalagens no on trade até 2025 e, da marca Heineken, de alcançar 80% de circularidade de suas embalagens até 2030.

Processos

Atualmente, o programa é implementado nas cidades de Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Recife (PE), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA), e Aracaju (SE).

O projeto envolve máquinas instaladas em supermercados, condomínios, bares e restaurantes para coleta e trituração de embalagens de vidro descartáveis. Participantes que utilizam as máquinas em condomínios e supermercados recebem pontos-caco por embalagem, que podem ser trocados por cashback para desconto em produtos do Grupo Heineken. Eles também podem visualizar os impactos ambientais, sociais e econômicos resultantes de sua participação no Programa Volte Sempre.

“Nossas parcerias ajudam a reforçar o nosso compromisso em construir um legado relevante no mundo em que vivemos e mostra que, quando realizamos algo em conjunto, estamos potencializando a chegada das nossas ações para ainda mais pessoas”, destaca Ornella.

O vidro coletado pelas máquinas em supermercados e condomínios é recolhido por cooperativas locais, que obtêm renda por meio da venda desse resíduo para a indústria vidreira. No caso das máquinas em bares e restaurantes, a coleta e descarga do material são realizadas por um operador logístico dedicado, encarregado de transportar o vidro até a indústria vidreira.

A indústria vidreira utiliza todo o vidro triturado como matéria-prima na produção de novas garrafas e embalagens, que retornam aos estabelecimentos e varejo. Dessa forma, o ciclo circular se completa. Os parceiros da Heineken para a realização desse projeto são o Grupo Seiva e a Owens-Illinois (O-I).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Franquias internacionalizadas têm maior maturidade digital, aponta pesquisa

Próxima Postagem

Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile