Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Consumidor desconfia de descontos e maioria não vai comprar na Black Friday

Entre os que pretendem aproveitar as promoções, 66,1% disseram que já estão monitorando os preços

Redação de Redação
6 de setembro de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
A um mês da Black Friday, alguns produtos já registram aumento nos preços

Criada para fisgar os consumidores através de superdescontos, a Black Friday ganhou a desconfiança de que as promoções não são reais. Segundo uma pesquisa feita pelo site Reclame Aqui, 79,5% dos brasileiros não têm intenção de comprar nada no evento de promoções.

Entre os motivos citados para não participar do evento, 64,4% disseram que na Black Friday não tem promoções de verdade. Outros 15,4% citaram os preços altos por conta da pandemia. A fata de dinheiro (8,3%), não precisa de nenhum produto novo (6,6%) e já aproveita promoções durante o ano todo (5,3%) foram outras opções citadas.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 16 de agosto com 23.594 visitantes do site. “Num mundo de pandemia, a Black Friday ganha contornos cada vez mais peculiares porque a gente está vivendo especialmente no Brasil uma trajetória de inflação em alta, dos preços aumentando. E isso é percebido pelo consumidor, o que adiciona já a tradicional desconfiança de não encontrar grandes descontos na Black Friday e essa percepção de que os preços só vão aumentar e que vai ser muito difícil ter grandes promoções. Isso é uma inteligência coletiva que o consumidor já começa a demonstrar”, diz Edu Neves, CEO Reclame Aqui.

De olho nos preços

Neves destaca que entre os consumidores que pretendem aproveitar as promoções, 66,1% disseram que já estão monitorando os preços – 38,1% estão há mais de seis meses acompanhando as promoções. “É importante que os lojistas tragam descontos reais possíveis e que não sacrifiquem os níveis de serviços, ou seja, que se ‘meu desconto possível é de 15%, então é 15%; se for 20%, então que seja de 20%’ porque se o consumidor perceber que ele tem um desconto real ali na ponta e ele já se preparou para comprar ele vai converter a compra”, diz.

O preço será um fator decisivo para 72% dos consumidores que pretendem aproveitar a Black Friday, seguido pela reputação da empresa, com 10,3%. Outros motivos citados foram: valor do frete (5,8%), condições de pagamento (5,3%), avaliações dos produtos (4,1%) e atendimento das lojas (2,5%). As vendas online serão o principal canal de compras, com 62,3%, seguidas pelas lojas físicas, com 18,7%.

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Com marketplace, Giuliana Flores quer diversificar opções de presentes

Próxima Postagem

Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile