A JBS informou que o primeiro carregamento de carne bovina para o Vietnã, com 27 toneladas processadas na unidade da Friboi de Mozarlândia (GO), foi feito neste sábado, 5. A habilitação para exportar ao país asiático foi concedida nessa semana.
Segundo a nota da JBS, a abertura do mercado vietnamita é um movimento estratégico da companhia na Ásia, região com crescente demanda por proteína animal e protagonismo econômico. Além de Mozarlândia, a unidade da JBS de Goiânia também recebeu habilitação para exportar ao Vietnã, considerado um dos mercados mais promissores do Sudeste Asiático para proteínas animais.
Ainda segundo a JBS, em 2024, os vietnamitas importaram cerca de 300 mil toneladas de carne bovina e de búfalo, com destaque para produtos voltados ao consumo interno de uma classe média em expansão.
A JBS foi a primeira empresa brasileira do setor a investir diretamente no território vietnamita. Desde 2014, a companhia opera no país com uma planta de couro no distrito de Dong Nai, especializada em acabamentos para os setores de estofados e calçados, e que destina pouco mais de 60% da produção ao próprio mercado vietnamita.
JBS na bolsa de Nova York
A JBS oficializou em junho sua listagem na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), com a tradicional cerimônia do toque do sino de abertura, conduzida por José Batista Sobrinho, conhecido como seu Zé Mineiro, fundador da JBS. Zé Mineiro fundou a empresa em 1953, em Anápolis (GO), a partir de um pequeno açougue.
“Este é o início de um novo e empolgante capítulo para a JBS. Estamos gratos pela oportunidade de nos conectar com nossos investidores baseados nos EUA e ansiosos para seguir apresentando nossa visão de alimentar um mundo em crescimento, ao mesmo tempo em que construímos um futuro melhor para nossos colaboradores e as comunidades onde atuamos”, afirmou, na ocasião, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni.
Com informações de Estadão Conteúdo (Marcia Furlan).
Imagem: Divulgação