Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Consumidores brasileiros se sentem seguros ao fazer compras online

Entretanto, estudo realizado pela SBVC em parceria com a Pinion mostra que 27% dos entrevistados já sofreram algum tipo de fraude

Redação de Redação
6 de julho de 2023
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Consumidores se sentem mais seguros ao fazer compras online

Os consumidores brasileiros se sentem seguros para realizar compras online, mostra a segunda edição do estudo “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo“, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Pinion. O estudo mostra que as empresas devem adotar cada vez mais medidas que garantam a segurança do cliente durante a compra.

Para o levantamento, foram entrevistados 804 consumidores de todo o País que têm o hábito de realizar compras pela internet. De acordo com os dados levantados, cerca de 87% desses consumidores sentem segurança ao comprar em e-commerce de lojistas nacionais. Além disso, 38% se sentem mais seguros ao fazer compras online em marketplaces.

“Garantir uma jornada de compra segura e dar um suporte para eventuais problemas que ocorram em uma compra digital é essencial para as empresas de varejo prosperarem no Brasil”, afirma Eduardo Terra, diretor-presidente da SBVC.

Ainda de acordo com o estudo, mesmo com uma grande parcela dos consumidores se sentindo seguros, um total de 27% dos entrevistados revelaram já ter sofrido algum tipo de fraude ao comprar online, o que representa um aumento de 12 pontos porcentuais em relação à edição de 2019 da pesquisa. Algumas das ocorrências foram:

  • Não recebimento do produto adquirido: 57%.
  • Recebimento do produto errado ou com defeito: 33%.
  • Fraudes no cartão de crédito: 31%.
  • Vazamento dos dados pessoais: 17%.
  • Fraude na geração de boleto: 12%.

Denúncias

O estudo também constatou que grande parte dos consumidores lesados costuma denunciar o ocorrido, sendo que a maioria realiza denúncias online. No entanto, ainda há um número considerável de consumidores que não denunciam, representando 42%. A principal ferramenta utilizada para a denúncia é o site “Reclame Aqui” (40%), seguido pelo Procon (22%). Também é importante destacar o aumento significativo de ocorrências não resolvidas, que passou de 25% na edição de 2019 para 40%.

As principais formas de resolução das ocorrências foram as seguintes:

  • 25% dos casos tiveram o valor devolvido pela empresa, para a conta do consumidor.
  • Em seguida, em 12% dos casos, o valor foi devolvido pelo banco, para a conta do consumidor.
  • Também em 12% dos casos, o valor foi devolvido em forma de créditos para utilização em compras futuras.
  • Por fim, em 7% dos casos, o produto foi trocado.

“Segurança digital e proteção de dados vem se tornando um tema cada vez mais relevante”, completa Terra.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Faturamento de PMEs online cresce 25% no primeiro semestre de 2023

Próxima Postagem

M&M’s cria iniciativa para beneficiar pequenos e médios confeiteiros de São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
M&M’s

M&M's cria iniciativa para beneficiar pequenos e médios confeiteiros de São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile