Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Lojas de conveniência desenham novos formatos

Redação de Redação
6 de maio de 2019
no Franquias, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

As três maiores redes de lojas de conveniência instaladas em postos de gasolina do país – am/pm, BR Mania e Select – tentam consolidar novos formatos para superar o baixo crescimento observado no ano passado. Levantamento da Nielsen contratado pela Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Plural, antigo Sindicom) mostra que o faturamento da categoria em 2018 cresceu apenas 1,4% e atingiu R$ 7,5 bilhões. No ano anterior a alta foi de 3,2%.

Na avaliação do gerente de mercado e conveniência da Plural, Eduardo Serpa, o setor deve ter um crescimento mais consistente em 2019 porque o varejo de supérfluos costuma responder rápido à retomada da economia. Ele lembra que tabaco e bebida alcoólica representam 64% das vendas em lojas de conveniência. “É um negócio lucrativo com uma penetração de apenas 20% no conjunto de postos do Brasil. Nos Estados Unidos, por uma questão cultural e de presença nas estradas, esse dado salta para 88%”, compara.

Serpa diz que o aumento de receita esperado para este ano não deve vir apenas do aumento do número de lojas, mas sobretudo do foco em formatos mais complexos, que contemplem o consumo de vizinhança e aumentem o valor do tíquete por meio da oferta de produtos com maior valor. Serviços de restaurante, produtos saudáveis e “franquia dentro de franquia” também devem ganhar espaço.

Lojas com maiores dimensões estão no centro da estratégia da Ipiranga, de acordo com Marcello Farrel, diretor da am/pm. Líder de mercado em 2018, a rede inaugurou 78 lojas, chegando a 2.493 unidades, que faturaram R$ 2,1 bilhões, 28,5% da receita total do setor no ano passado. Farrel explica que ainda é possível aumentar a presença em postos Ipiranga, hoje em 30%, mas o foco será multiplicar o formato de loja com padaria, o terceiro maior dos cinco existentes, e que tem um mix ampliado de mercearia, cervejas e vinhos. A ideia é oferecer um serviço mais diversificado ao motorista, mas também avançar no mercado de vizinhança, hoje dominado pelos chamados “mercados express”.

“Há muito tempo a compra de mês vem perdendo espaço. O consumidor tem comprado menos itens e com maior frequência, sempre no trajeto de volta do trabalho ou próximo de casa”, diz. De olho nesse mercado, a rede também pretende abrir lojas fora dos postos de gasolina. “O consumidor tem sinalizado que aprecia opções perto de casa e ir além dos postos vai ampliar muito o nosso horizonte”, acrescenta. Ao mesmo tempo, são realizados testes para a expansão da linha de “superstores”, formato já existente no Rio e em São Paulo. Com mais de 450 m2, são lojas com área de hortifruti e espaço para itens de churrasco. Hoje, o modelo só está em postos próprios da rede Ipiranga.

Já a rede BR Mania, da Petrobras, encolheu. Fechou 31 lojas no ano passado e viu o faturamento cair 9,6%, para R$ 1,1 bilhão. Ainda assim, é a segunda em abrangência, com 1.344 unidades em todo o país. A companhia informou que fechou unidades “que não estavam performando bem para sanear a rede e buscar um crescimento saudável”.

Além disso, atribuiu o resultado à crise econômica e à greve dos caminhoneiros, que interrompeu o fluxo de clientes por 10 dias em maio do ano passado. Para modernizar as lojas existentes, a empresa informou que tem adotado a opção de pagamento em totem e já possui uma plataforma para pagamentos por aplicativo. Sobre isso, Farrel, da am/pm, disse que a Ipiranga aguarda a redução do custo da tecnologia.

Embora seja a terceira em número de lojas, a rede Select, da Raízen (postos Shell) teve o segundo maior faturamento do mercado, R$ 1,5 bilhão, o que se deve a um tíquete médio mais elevado que o das concorrentes (R$ 14,08). Em 2018, o faturamento mensal por loja foi de cerca de R$ 140 mil, contra R$ 111 mil da am/pm e R$ 82 mil da BR Mania. Procurada, a Select não comentou o desempenho.

Segundo o levantamento da Nielsen, São Paulo tem a maior concentração de lojas deste tipo, com 2.590 unidades, seguido pelo Paraná, com 974 lojas.

Fonte: Valor Econômico

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo

Próxima Postagem

Europa e EUA estão nos planos da Natura

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Europa e EUA estão nos planos da Natura

Europa e EUA estão nos planos da Natura

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.