Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança em tempos de incertezas – parte 2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
6 de março de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

A busca dos modelos mais adequados de liderança, em tempos de incertezas e modernidade volátil, desafia todos aqueles que se propõem a atuar em busca de melhores resultados, na amplitude que o conceito permite, foi a proposta que encerrou o artigo anterior (e que você pode rever aqui).

Nesta semana, vamos destacar alguns elementos pragmáticos que devem estar presentes nos requisitos envolvendo a prática da liderança nos tempos atuais.

A primeira delas envolve o desafiador convívio com as novas gerações que – de forma predominante, mas logicamente não universal –, têm uma relação com o trabalho e a atividade profissional muito distinta das gerações anteriores, predominando o comportamento menos envolvido e comprometido com o sucesso na carreira no longo prazo.

As novas gerações pretendem e querem o sucesso e a ascensão rápida com pouco esforço, até porque rejeitam o tempo e a dedicação de seus pais e das gerações anteriores para se desenvolverem no campo profissional. Do lado positivo, esses aspectos os tornam mais empreendedores que as gerações anteriores, ainda que busquem o sucesso no curto prazo.

Tais características motivam o nascimento de inúmeras startups alimentadas pelas tecnologias emergentes. O objetivo maior destes negócios é dar uma “tacada” que permita a sua venda no curto prazo para que possam colocar um bom dinheiro no bolso. Nesse aspecto, tendem a pensar menos no desempenho consistente e lucrativo no longo prazo e focam mais no resultado auferido na venda do negócio no curto prazo, criando um choque cultural relevante.

O segundo elemento desafiador envolve a velocidade das mudanças no ambiente volátil, criando uma instabilidade permanente, pois os fatos se precipitam e as mais fundamentadas análises a partir da projeção da realidade podem ser atropeladas por ocorrências disruptivas que mudam todo o ordenamento imaginado.

Nesse sentido, o Uber, a ativação digital no comércio eletrônico e nas lojas, os algoritmos desenvolvidos que permitem reconhecimento e individualização, só para citar alguns poucos exemplos, estão entre aquelas inovações que subvertem as regras do jogo anteriormente conhecidas e transformam o exercício da liderança em uma atividade muito mais complexa e ainda mais dinâmica.

Outro aspecto envolve a evolução e o protagonismo da atividade financeira comparativamente com a economia real. Especialmente no Brasil. Existe um crescente e desafiador desequilíbrio envolvendo a supremacia de tudo o que gravite em torno dos ativos financeiros em relação aos ativos do chamado mundo real.

A economia financeira baseada na gestão de ativos financeiros, aplicações, novos papéis, modalidades de investimento e financiamento, estratégias de compra e venda de negócios desenvolvidos e exponenciados também pelo avanço da tecnologia nesse campo, cresce de importância comparativamente com estratégias e gestão dos ativos ditos reais, envolvendo agronegócio, indústrias e serviços não-financeiros, gerando real desequilíbrio.

Nesse cenário, o conhecimento do jogo financeiro cria líderes de negócios que são levados a essas posições de liderança, porém, muitas vezes, não estão preparados para jogar o jogo da economia real, onde as relações humanas, as estratégias nas mais diversas áreas de mercado e outras competências são requeridas. Como resultado, acabam falhando quando submetidos às pressões do cotidiano.

A prática do exercício da liderança em tempos de incerteza e cenários voláteis desafia cada um de nós a nos mantermos conectados com as inevitáveis mudanças que ocorrem e ocorrerão ao nosso redor, mas nos desafia ainda mais a discricionar o que é passageiro do que é de mais longo prazo e, principalmente, a reafirmarmos nossa capacidade em agregarmos pessoas em torno de Propósitos e Propostas que as motivem a serem melhores em todas as suas dimensões.

Definitivamente um exercício cada vez mais complexo e desafiador.

Postagem anterior

Lucro da Iguatemi cresce 18% no 4º tri e empresa fala em cautela

Próxima Postagem

Aeroporto, supermercado e até estádio de futebol agora estão no seu celular

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

Aeroporto, supermercado e até estádio de futebol agora estão no seu celular

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.