Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Setor de franquias no Brasil fatura R$ 273 bilhões e projeta alta de até 10% em 2025

Alimentação, saúde e entretenimento lideram crescimento do mercado nacional

Redação de Redação
6 de fevereiro de 2025
no Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
franquias

O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, totalizando um faturamento de R$ 273,083 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado superou a projeção inicial, que estimava uma alta de 10% no ano. No quarto trimestre, o setor avançou 11,3%, alcançando R$ 81,086 bilhões.

A recuperação do consumo, impulsionada pela baixa taxa de desemprego e pelo aumento da massa salarial, foi um dos principais fatores para esse desempenho. A revisão do PIB, que passou de uma estimativa de 1,59% para 3,49%, também contribuiu. Além disso, a busca por eficiência operacional, a digitalização de processos e a expansão para mercados no interior do país ajudaram a impulsionar o setor.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais. Tal resultado, porém, não seria possível sem o forte trabalho das redes franqueadoras de ajustarem suas operações e ofertas aos consumidores. Gostaria de destacar especialmente a busca de eficiência operacional, o avanço da digitalização e o desenvolvimento de mercados fora dos grandes centros”, afirmou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Número de redes se mantém estável

O número de redes franqueadoras se manteve próximo da estabilidade, com 3.300 marcas. O volume de operações cresceu 0,9%, totalizando 197.709 unidades. Entre as redes associadas à ABF, a taxa de abertura de novas unidades foi de 17,8%, enquanto o encerramento de operações chegou a 6,4%. O saldo final foi positivo, com uma variação de 11,7%.

A ABF atribui essa movimentação a diferentes fatores, como fusões e aquisições no setor, a retomada do mercado de trabalho e mudanças no perfil dos empreendedores. Algumas redes que surgiram durante a pandemia passaram a priorizar outros canais de venda, enquanto marcas consolidadas seguem investindo em expansão.

O setor de franquias gerou um aumento de 1% no número de empregos diretos, atingindo 1.718.621 postos de trabalho. “Esse indicador é pressionado também pela dificuldade na contratação e retenção de mão de obra, como pelo mergulho do setor na digitalização. No entanto, à medida que as transformações das franquias avancem, entendemos que o setor pode acelerar a geração de postos de trabalho, especialmente entre jovens”, afirmou Moreira Leite.

Segmentos em destaque

Todos os 12 segmentos analisados pela ABF apresentaram crescimento em 2024. Entretenimento e Lazer teve a maior alta, de 16,6%, impulsionada pela recuperação do mercado de trabalho e pelo aumento do tíquete médio dos consumidores. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar avançou 16,5%, refletindo o envelhecimento da população e a demanda por produtos e serviços de autocuidado. O setor de Alimentação – Food Service cresceu 16,1%, enquanto Alimentação – Comércio e Distribuição registrou alta de 14,7%.

No quarto trimestre, os segmentos que mais cresceram foram Alimentação – Comércio e Distribuição (18%), Entretenimento e Lazer (17,4%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,9%).

Projeções para 2025

A ABF estima que o setor de franquias crescerá entre 8% e 10% em 2025, com um aumento de aproximadamente 2% no número de operações, redes e empregos diretos. O cenário econômico traz desafios como a inflação, a taxa Selic elevada e a volatilidade do câmbio, fatores que podem impactar o consumo e o crédito.

“Apesar dos desafios que já se colocam, entendemos que a atuação em rede com suas fortalezas (ganho de escala, compartilhamento de melhores práticas e atenção na ponta) vão falar mais alto, assim como os frutos dos ajustes realizados ao longo de 2024. Neste sentido, investir em tecnologia, uso de dados e capacitação empreendedora serão fatores ainda mais fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos negócios no setor”, disse Moreira Leite.

Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

O impacto da automação Android no varejo

Próxima Postagem

Mattel celebra 80 anos com campanha global de doações e voluntariado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mattel

Mattel celebra 80 anos com campanha global de doações e voluntariado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.