Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

O impacto da automação Android no varejo

Executivos do mercado financeiro debatem, durante o Transire Day, o impacto do Android e da IA no sistema de pagamento

  • de M&C Media Labs
  • 6 meses atrás
"O impacto da automação Android no varejo”

A automação comercial integrada ao sistema Android tem transformado o varejo, simplificando e otimizando operações. Mas quais serão os próximos movimentos dos adquirentes nesse cenário?

Essa questão foi debatida no painel “Automação Comercial e Android: quais os próximos movimentos dos adquirentes para esse elo de mercado?”, realizado durante o Transire Day, evento de lançamento de soluções de automação e meios de pagamento da marca.

O painel reuniu Ricardo Maffetano, senior head da Auttar e Getnet; Daniel Queiroz, executive partnership manager da Cielo; e João Barcelos, diretor do Stone Partner Program. O debate também contou com a presença de Gilberto Novaes, fundador da Transire, e foi mediada por Débora Alfano.

No Brasil, já existem diversos modelos de automação que tornam as operações mais ágeis, como totens de autoatendimento, biometria facial e pagamentos facilitados, incluindo o Pix e os pagamentos por aproximação. “Isso nos diferencia de outros países, como os Estados Unidos”, comentou Maffetano.

A flexibilidade do Android foi destacada como um fator-chave para transformar a experiência do cliente, viabilizando soluções mais personalizadas e adaptáveis às demandas do mercado.

Sobre as tendências que devem ganhar força nos próximos anos, Daniel Queiroz ressaltou o avanço das software houses no setor de pagamentos. Ele comparou essa evolução com a transformação dos dispositivos tecnológicos: no passado, as pessoas usavam aparelhos específicos para GPS e câmeras fotográficas, enquanto hoje tudo isso está integrado ao smartphone. O mesmo acontece com os meios de pagamento, que evoluíram do dinheiro físico para os cartões e, agora, para os pagamentos por aproximação e o Pix.

Inteligência Artificial e o futuro dos meios de pagamento

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada no setor de meios de pagamento, transformando a forma como as transações são realizadas, monitoradas e protegidas. Sua capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões está trazendo melhorias significativas em segurança, eficiência e na experiência do usuário ao longo de toda a cadeia de pagamentos.

Durante o painel de encerramento do Transire Day, intitulado “Como as subadquirentes conseguem impulsionar novos empreendedores e facilitar o arranjo de pagamentos?”, executivos do setor discutiram os avanços dessa tecnologia. Participaram do debate Leonardo Gomes, CEO da Paytime Brasil; Daniel Flores, diretor-executivo de Pagamentos da Adiq; e Rodrigo Rasera, CEO da Cappta, com a presença de Gilberto Novaes, fundador da Transire, também com mediação de Débora Alfano.

A Inteligência Artificial é vista como uma das grandes aliadas da evolução no setor de meios de pagamento. Gilberto Novaes destacou que, embora exista receio em relação a essa nova tecnologia, ela pode ser utilizada para otimizar processos e reduzir custos. “Ela [a empresa] vai conseguir um objetivo muito importante, que é a redução de custos. Hoje, tudo está muito caro no Brasil: a mão de obra está cara, o investimento em hardware está caro”, afirmou Novaes.

Contudo, a redução de custos não é o único benefício que a IA pode oferecer aos negócios. Daniel Flores explicou que a IA preditiva desempenha um papel importante na detecção de fraudes. “A Inteligência Artificial preditiva ajuda a evitar fraudes, por exemplo. Ela nos permite identificar potenciais problemas de fraude em um registro rápido”, disse Flores.

Flores também comentou sobre o papel da Inteligência Artificial generativa (GenAI) na prevenção de fraudes, destacando sua capacidade de aprender e detectar problemas antes que ocorram. “Ela [GenAI] já aprendeu bastante coisa e agora está sabendo detectar antes de acontecer. É algo realmente impressionante”, acrescentou.

O Pix por Aproximação, uma das grandes novidades no setor de pagamentos, também foi abordado como o futuro da tecnologia. “Acho que isso está em evidência para todo mundo. Se não nos prepararmos rapidamente, como provedores de soluções, podemos acabar perdendo as transações de débito”, afirmou Flores.

O CEO da Paytime Brasil também compartilhou os desafios enfrentados pela empresa, como o esforço para proporcionar uma remuneração maior aos parceiros. “Esse mercado envolve muitos custos. É um setor caro de se participar, mas estamos tentando reduzir custos para conseguir oferecer uma remuneração mais competitiva aos nossos parceiros, para que eles continuem crescendo”, destacou Gomes.

Felipe Mario
Imagem: Mercado&Consumo

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
  • Tags: AndroidBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasinovaçãoinvestimentomeios de pagamentomercadonegóciosPIXPix por aproximaçãotecnologiaTransireTransire DayvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile