Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Mastercard inicia teste no Brasil de ferramenta que permitirá pagar online com cartão sem senha

Passkey usa a biometria do cliente coletada pelo dispositivo em que ele faz a compra para confirmar sua identidade

Redação de Redação
5 de dezembro de 2024
no E-commerce, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Mastercard inicia teste no Brasil de ferramenta que permitirá pagar online com cartão sem senha

A Mastercard começará a testar no Brasil em janeiro a ferramenta que permitirá aos clientes pagar compras feitas online sem ter de digitar senhas. O chamado Passkey será utilizado inicialmente pela plataforma de vendas pela internet Sympla, e pela empresa de pagamentos Yuno. Em uma segunda etapa, a solução será estendida a mais empresas.

O Passkey usa a biometria do cliente coletada pelo dispositivo em que ele faz a compra para confirmar sua identidade e liberar transações. Com isso, o comprador não precisa digitar a senha do cartão ao fazer uma compra, o que segundo a Mastercard torna o processo mais seguro e também mais rápido.

A plataforma da Mastercard utiliza a chamada tokenização, que é a criação de uma credencial nova a partir de uma existente. Na prática, significa que o estabelecimento não recebe os dados do cartão do cliente, mas sim uma credencial gerada a partir deles que serve apenas para aquela transação. É um modelo similar ao dos cartões virtuais, mas mais sofisticado, e que garante a maior segurança do método de pagamento.

Para as empresas de e-commerce, o novo produto deve ajudar a aumentar as vendas e reduzir o chamado abandono de carrinho, que acontece quando o cliente desiste da compra, durante o pagamento. Um dos motivos que levam a esse abandono na hora de pagar é a necessidade de digitar os dados do cartão, do número à senha.

A tecnologia é uma aposta da Mastercard para cumprir o objetivo de eliminar, até 2030, o uso de senhas nos pagamentos com cartões emitidos pela empresa. Esse objetivo é global, e o Brasil, pelo alto grau de digitalização dos pagamentos, é um dos países em que a empresa tem iniciado antes os testes de soluções.

No País, por exemplo, a empresa participou da implementação do Click to Pay, uma espécie de “primeira geração” do Passkey em que o cliente só precisa digitar novamente o código verificador do cartão. “Hoje, 80% das transações com cartões Mastercard na Sympla são de Click to Pay”, afirma o vice-presidente de Produtos e Serviços da empresa no Brasil, Leonardo Linares.

Segundo ele, a Mastercard conversa com outras empresas para que também ofereçam pagamentos via Passkey. O trabalho tem várias frentes, porque inclui tanto o varejo online quanto os bancos emissores. “A Mastercard tem um papel de orquestrador do ecossistema”, diz.

A solução será oferecida pela empresa através de acordos com os bancos emissores. É um modelo similar ao do Click to Pay, em que cada banco que tem um acordo com a companhia oferece ao cliente a possibilidade de cadastrar o cartão na base de dados.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Juliana Cury será a nova diretora de Marketing do Itaú Unibanco

Próxima Postagem

Com nova plataforma, Grupo DPSP ajuda clientes a monitorar saúde

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Com nova plataforma, Grupo DPSP ajuda clientes a monitorar saúde

Com nova plataforma, Grupo DPSP ajuda clientes a monitorar saúde

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile