Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Ativação de marca no esporte é um desafio: exige criatividade, inovação e flexibilidade

Redação de Redação
5 de dezembro de 2019
no Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O esporte depende em grande parte de verbas vindas de patrocínios de empresas privadas. Para analisar este assunto, o Summit Sportlab trouxe Mateus Doria, gerente de Marketing Esportivo da Bridgestone; Patrícia Vital, head de Marketing Brasil da Semp TCL; Fabio Kadow, head de Marketing e Comunicação da Puma e Eduardo Corch, consultor de Marketing Esportivo, que mediou o debate. Eles participaram do painel “Patrocínio ativado, alavancando resultados”, que aconteceu nesta quinta-feira, 5 de dezembro.

Patrícia exibiu um vídeo mostrando uma ação de patrocínio da empresa. Eles colocaram árbitros com camisas com o logo da TCL, em uma iniciativa que começou em 2016. A companhia busca se destacar nos eventos esportivos porque eles são grandes motivadores para troca de televisores. “Assumimos o risco de sermos xingados em campo, de não ficar no grito da torcida, mas os árbitros são a última palavra no jogo e nós também queremos ser a última palavra em tecnologia”, explicou a executiva.

A empresa também colocou a marca em placas no campo e fez ações de ativação no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. “Distribuímos brindes e ingressos para passageiros, colocando etiquetas nas malas nas esteiras, principalmente de pessoas que vieram de voos estrangeiros. Esta ação gerou bastante mídia instantânea”, disse Patrícia.

A Bridgestone realizou ações de patrocínio e divulgação na Copa Libertadores da América, com a inserção de pneus da marca ao redor do campo, como é feito nas corridas de automobilismo, a entrega de um anel de ouro para o atleta com melhor desempenho na competição e a realização de uma viagem em que um caminhoneiro argentino torcedor do River Plate foi com um brasileiro, torcedor do Flamengo para assistir a final do campeonato. “O conteúdo tinha que ser verdadeiro”, esclareceu Mateus.

Kadow trouxe o case da Puma, da nova parceria com o Palmeiras. “Tínhamos o desafio de entregar o projeto no dia 1 de janeiro, porque o contrato anterior terminava no dia 31 de dezembro e, em 3 de janeiro, ia ter jogo da copinha”, explicou o executivo, que destacou que a cor verde provoca rejeição dos torcedores dos times rivais.

A empresa procurou ter contato com os torcedores do Palmeiras da nova geração por meios digitais para entender as preferências deste público. A marca utilizou as redes sociais para lançar o vídeo da campanha “Verde é a cor da inveja”, lançando o novo uniforme do Palmeiras por meio da provocação dos torcedores dos outros times. “Mas isso tinha a ver com o momento. Agora já não seria adequado. No esporte nós ficamos muito vulneráveis ao que acontece dentro de campo”, esclareceu Kadow. A campanha teve enorme repercussão, com 160 minutos de discussão ao vivo na televisão sobre o tema.

Corch perguntou aos participantes sobre o budget para patrocínio e ativação. “O patrocínio é dos Estados Unidos. Fizemos um estudo para ver o que seria suficiente para ser relevante no mercado. A verba de marketing é separada da de mídia, embora elas se conectem”, afirmou Mateus.

Patrícia disse que existem verbas separadas, mas caso haja uma boa ideia, a verba é discutida e providenciada. “Nunca consegui usar um mesmo valor de um ano para o outro. Varia conforme as ideias e a nossa necessidade. Além disso, somos cada vez mais pressionados a fazer mais com menos”, explicou a executiva.

Imagem: Mateus Souto/R1

Postagem anterior

Streaming: conheça esse mercado e seus impactos no esporte

Próxima Postagem

Esporte Social: é possível existir sem as Leis de Incentivo?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Esporte Social: é possível existir sem as Leis de Incentivo?

Esporte Social: é possível existir sem as Leis de Incentivo?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile