Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Tim espera o triplo do tráfego de dados nos celulares nesta edição do Rock in Rio

A tele projeta uma movimentação de 400 terabytes de dados nos sete dias de evento em 2024

Redação de Redação
5 de setembro de 2024
no Eventos, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Tim espera o triplo do tráfego de dados nos celulares nesta edição do Rock in Rio

A Tim planeja usar, mais uma vez, o Rock in Rio como vitrine para a divulgação da tecnologia da internet móvel de quinta geração (5G). A companhia tem investido pesadamente nesta cobertura, estando à frente das rivais em número de cidades cobertas até aqui ao redor do País. No caso do Rock in Rio, a Tim é uma das patrocinadoras oficiais do evento e preparou uma estrutura ampla de telecomunicações para dar conta do volume gigantesco de tráfego nesta edição.

A operadora espera que o tráfego nos celulares dos frequentadores no Rock in Rio deste ano triplique na comparação com o último festival, realizado há dois anos. A tele projeta uma movimentação de 400 terabytes de dados nos sete dias de evento em 2024, contra 133 terabytes no mesmo período de 2022. Isso equivale ao mesmo volume de bytes de uma transmissão de vídeo no YouTube por 140 anos seguidos, de acordo com cálculo da companhia.

“Há dois motivos para esse crescimento. O primeiro é que temos mais clientes 5G do que dois anos atrás. E o segundo ponto é que o consumo per capita de dados também está em fase ascendente. Com o 5G, os clientes têm funções mais rápidas nos aplicativos, consomem mais conteúdos, e tudo isso equivale a mais tráfego de dados”, afirma o vice-presidente de operações da Tim, Marco Di Costanzo.

Em 2022, cerca de 10% da base de usuários da Tim no festival já tinham acesso ao 5G. Essas pessoas responderam por 20% do tráfego de dados no evento. Já em 2024, a expectativa é que 30% dos frequentadores tenham celulares 5G e movimentem 50% do tráfego de dados total.

A jornada digital de um frequentador do Rock in Rio começa pelo deslocamento, com uso de mapa de trânsito e aplicativo de transporte. Ao chegar ao local do evento, usa o celular para trocar a localização com os amigos. “Na hora do encontro, a primeira coisa é bater uma foto e compartilhar nas redes”, prevê o vice-presidente da tele.

A partir daí, o uso do celular dispara, diz. O frequentador do festival passa a gravar vários momentos dos shows e compartilhar os vídeos nas redes. “Tem pessoas que gravam a música inteira porque querem ter a lembrança da música favorita dentro do seu contexto. São dois a três minutos diretos e que podem ter transmissões em tempo real, com lives. Isso pode facilmente chegar a um consumo acima de 1 gigabyte de uma vez”, estima.

Instalação de 86 antenas na Cidade do Rock

Para este ano, foi estimado um fluxo de pessoas de 135 mil pessoas por dia, em média, no Rock in Rio, numa área total de 400 mil metros quadrados, o equivalente a 60 campos de futebol.

Para atender a essa demanda, a TIim colocou 86 antenas na Cidade do Rock, perante 25 do último evento. “Fizemos um planejamento cuidadoso de infraestrutura e capacidade”, pondera o vice-presidente de operações da empresa, Marco Di Costanzo.

Os equipamentos foram posicionados nas torres de caixas de som, estrutura dos palcos e tirolesa, entre outros pontos. Segundo Di Costanzo, as antenas estão “escondidas” na paisagem para não comprometer a decoração do local. “Vai ser difícil alguém localizar, porque elas foram praticamente integradas à estrutura local, estão ‘camufladas’ para não ofender a estética do evento”, conta.

Outra novidade da estrutura da Tim é o uso de uma antena que permite que o sinal do 5G trafegue por duas frequências, que são 3,5 GHz e 2,6 GHz. Na prática, isso aumenta a capacidade de transmissão e ajuda o sinal a chegar com mais facilidade a ambientes ao ar livre e espaços fechados, como estandes e lojas dentro da Cidade do Rock. O equipamento foi fornecido pela chinesa Huawei.

Hologramas em sincronia

Além de permitir que os usuários se comuniquem de forma mais eficiente, essa infraestrutura possibilitará ativações inovadoras, como o “Karaokê 5G”, com uma banda conectada e holografia. Vai funcionar assim: em duas cabines na Cidade do Rock e uma na loja da Tim em um shopping na Barra da Tijuca, os clientes poderão cantar no microfone e aparecerão como hologramas ao lado dos músicos que estarão à distância no estande da empresa no festival. A ideia com isso é mostrar que o 5G permite uma sincronia perfeita entre voz e melodia, eliminando o delay típico de transmissões ao vivo.

5G ao redor do País

A cobertura 5G da Tim está em 379 cidades do País, à frente das rivais Vivo, com 273, Claro, com 262, e Brisanet, com 109. Os dados são da consultoria Teleco.

Em termos de população coberta pelas antenas de celular 5G, a Tim abrange 53,2% das pessoas, a Vivo 51,8%, a Claro 50,5%, e a Brisanet 3,4%. A última está principalmente em cidades pequenas.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

Próxima Postagem

Osten Group investe R$ 4,5 milhões na inauguração de espaço de experiências para clientes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Osten Group investe R$ 4,5 milhões na inauguração de espaço de experiências para clientes

Osten Group investe R$ 4,5 milhões na inauguração de espaço de experiências para clientes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile