A Inteligência Artificial (IA) segue sendo uma grande aliada do comércio, e o iFood está investindo na tecnologia para auxiliar os restaurantes na gestão do delivery. O lançamento mais recente da foodtech é a Cris, uma agente virtual baseada em IA generativa que atua como uma mentora 24 horas por dia, integrada ao WhatsApp.
A Cris conversa com os parceiros de forma direta, dá sugestões personalizadas, compartilha insights e propõe ações práticas para ajudar os estabelecimentos a vender mais. A agente virtual está em fase de testes com mais de 10 mil parceiros e foi apresentada no iFood Move. A expectativa é que a Cris esteja disponível para a maior parte da base até março de 2026.
“Cris foi pensada para ser uma parceira do dia a dia dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades, compara informações e sugere caminhos práticos para vender mais. É tecnologia com linguagem simples, feita para facilitar a vida de quem empreende e quer fazer o negócio crescer”, diz Eduardo Olímpio, diretor de Tecnologia do iFood, com foco em soluções para restaurantes.
A assistente também tira dúvidas do dia a dia e acompanha números como pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), cancelamentos e avaliações. Nas interações, ela analisa os dados de desempenho dos restaurantes dentro da plataforma do iFood e oferece recomendações práticas, como: “Você sabe quais são seus pratos mais vendidos? Podemos usar isso para montar combos com desconto e atrair mais pedidos e clientes.”
Um dos diferenciais da Cris é a leitura do funil de vendas, da visita ao cardápio até o pedido finalizado. A agente virtual mostra quantas pessoas visualizaram pratos específicos, revisaram pedidos e, de fato, compraram. A partir disso, aponta gargalos — como pratos muito acessados e pouco vendidos — e sugere melhorias em descrição, foto ou preço. A Cris também consegue comparar a taxa de conversão com a média dos concorrentes da mesma região e categoria.
Imagem: Divulgação





