Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Claro testa 5.5G e atinge velocidade dez vezes maior que o 5G convencional

A tecnologia deve dar suporte a serviços mais avançados, como realidade virtual e internet das coisas

Redação de Redação
5 de julho de 2024
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Claro tem novo presidente e cria conselho consultivo no Brasil
[the_ad id="169690"]

A Claro realizou em Brasília a sua primeira prova de conceito do 5.5G, ou 5G Advanced, que é a evolução da internet móvel de quinta geração, o 5G.

[the_ad id="138406"]

As demonstrações da Claro, feitas ao ar livre, tiveram picos de 10,4 gigabytes por segundo (Gbps) de velocidade, o que é cerca de 10 vezes maior que a registrada nos picos do 5G convencional, e foi considerado um marco na história da companhia. A Claro tem a expectativa de obter velocidades entre 6 Gbps e 9 Gbps quando estiver operando comercialmente o 5.5G, isto é, com as frequências e equipamentos compatíveis.

A Huawei participou dos testes, fornecendo os equipamentos de rede de acesso da estação rádio-base. A Claro utilizou uma antena no Lago Sul, em Brasília, para prover as frequências ao ar livre; e dois modems de internet móvel (CPE/FWA) para agregar frequências. O espectro utilizado envolveu 800 MHz de ondas milimétricas, além de frequências já utilizadas no 5G, totalizando 1.070 MHz de banda agregada para transmissão de dado.

“A tecnologia evolui quando ampliamos a capacidade e a complexidade nos testes. E foi o que fizemos em Brasília. Tiramos a tecnologia das quatro paredes, do laboratório, e levamos o 5.5G para a rua. Certamente, há um caminho longo a ser percorrido, na evolução do 5G, na utilização das frequências, na disponibilização de equipamentos e no mercado. Mas são resultados importantes”, afirmou, em nota, Paulo Cesar Teixeira, presidente da unidade de consumo e empresas da Claro.

O 5.5G deve dar suporte a serviços mais avançados, como realidade virtual e internet das coisas. Diversas aplicações poderão utilizar a nova tecnologia e melhorar a experiência na conexão de pessoas, veículos, indústrias, logística e agropecuária, entre outros.

“O entretenimento, por exemplo, será beneficiado em atividades em que necessitam de muita banda – como a utilização de óculos de realidade aumentada de última geração, uso simultâneo de televisores 8K, ou na disponibilização de internet em grandes eventos, como o carnaval. Mas o 5.5G vai além do consumidor tradicional”, disse Teixeira.

A Tim e a Vivo também tiveram iniciativas do mesmo gênero neste ano.

Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli).
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Itaú unifica apps, dá desconto a quem antecipar parcelado e terá ‘caixinhas’ para poupar

Próxima Postagem

O futuro do trabalho e a IA como instrumento para impulsionar equipes, não para substituí-las

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
O futuro do trabalho e a IA como instrumento para impulsionar equipes, não para substituí-las

O futuro do trabalho e a IA como instrumento para impulsionar equipes, não para substituí-las

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.