Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Seis em cada dez empresas em São Paulo perderam faturamento na pandemia

Micro e pequenas empresas são as mais afetadas pelas restrições

Redação de Redação
5 de julho de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Seis em cada dez empresas em São Paulo perderam faturamento na pandemia

Seis em cada dez empresas (63%)  viram o faturamento diminuir do início da pandemia até agora. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 72% tiveram redução no volume de clientes em decorrência das restrições de circulação. A pesquisa foi feita com cerca de cem empresas no Estado entre os meses de abril e maio.

O estudo mostra, ainda, que até a chegada da pandemia ao Brasil, a maioria dos negócios em São Paulo vivia situação de estabilidade: 54% dos empresários tinham uma condição estável no faturamento antes da pandemia. para 31%, as condições eram boas e apenas 14% passavam por dificuldades até a chegada da pandemia.

Para a FecomercioSP, os dados expressam os prejuízos que a crise sanitária legou ao ambiente de negócios de São Paulo, que deixará desafios estruturais, como mudanças nas demandas e nas tendências de todos os setores. Para conseguir a retomada financeira, a entidade orienta que os empresários reduzam custos, reavaliem contratos, solicitem empréstimos para alavancar os negócios e aumentem o capital de giro, de forma a saldar antigas dívidas.

Falência acelerada

Uma outra pesquisa, da consultoria Serasa Experian, ajuda a entender a conjuntura do estudo da Fecomercio São Paulo.  Ela mostra que, em apenas quatro meses, o Brasil já perdeu quase um terço (27%) de todas a micros e pequenas empresas que faliram ao longo de 2020. Foram 502 mil falências de negócios deste porte no ano passado. De janeiro e abril de 2021, 139 mil empresas já fecharam as portas.

A porcentagem é a mesma para as médias empresas: nos quatro primeiros meses deste ano, 34 mil decretaram falência – o que representa 27% em relação às 125 mil que deixaram de existir em todo o ano de 2020.
Já entre as grandes empresas, o Brasil perdeu até abril um quarto de todas aquelas que o País deixou de ter no ano passado. Foram 13 mil falências nos quatro primeiros meses do ano, depois de um 2020 com 63 mil registros.

No total, 325 mil empresas, entre todos os portes, fecharam as portas no País entre janeiro e abril deste ano. Considerando que, ao longo de 2020, foram 690 mil falências, o cenário é de um avanço acelerado de negócios sem condições de seguir funcionando: em quatro meses, o Brasil já perdeu quase a metade (47%) de todos os negócios que deixaram de existir no ano passado.

As micros e pequenas empresas estão sendo mais afetadas, já que, em cenário de crise, são as que encontram mais dificuldades financeiras, na capacidade de investimento e no acesso ao crédito formal. Mesmo com medidas do Poder Público para mitigar os impactos negativos, elas também têm menos condições de arcar com as perdas e com a queda nas demandas, segundo constata a Federação.

Essas empresas também lideram a lista de negócios que entraram em recuperação judicial: foram 166 mil entre janeiro e abril de 2021, o que representa 28% de todos os processos ocorridos em 2020 sobre micros e pequenas empresas (580 mil). Entre as médias, o número de falências nos quatro primeiros meses do ano é de 43 mil, enquanto entre as grandes é de 16 mil. No total, 225 mil negócios entraram em recuperação judicial no Brasil no começo deste ano – 2020 terminou com 921 mil empresas nesta situação.

Medidas ajudaram a mitigar falências

Os dados da pesquisa reforçam a percepção de que, apesar da crise econômica decorrente da pandemia de covid-19, as várias medidas adotadas pelo Poder Público ajudaram a evitar uma conjuntura ainda pior. Tanto é que, em 2019, o número de falências foi maior do que em 2020: 919 mil registros, ante 690 mil no ano passado, uma diferença de 229 mil negócios.

Entre as medidas que colaboraram para evitar um fechamento mais intenso das empresas estão a suspensão temporária da folha de pagamentos, a postergação do parcelamento de tributos e a aprovação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado em meio à pandemia para ajudar justamente as micros e pequenas empresas na recuperação dos negócios.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Jeff Bezos, fundador da Amazon, deixa hoje cargo de CEO da empresa

Próxima Postagem

Fusões e aquisições podem ter valor recorde no Brasil em 2021

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Marcas mais valiosas do Brasil somam $65 bilhões de dólares

Fusões e aquisições podem ter valor recorde no Brasil em 2021

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile