Com a inflação pressionando o orçamento das famílias, cresce a busca por alternativas para economizar. Nos supermercados, esse cenário impulsionou a presença das marcas próprias, cada vez mais visíveis nas gôndolas e no carrinho de compras.
Segundo a pesquisa “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizada pela Neogrid em parceria com a Opinion Box, 70% dos consumidores notaram crescimento na oferta de produtos de marcaS própriaS nas prateleiras dos supermercados. O levantamento aponta ainda que, embora 55% dos entrevistados comprem com frequência a mesma marca, apenas 7% fazem isso de forma constante. A qualidade do produto (76%) é o principal fator de fidelidade, à frente do preço (43%) e da experiência de compra (33,5%).
A ida ao supermercado também revela padrões interessantes: 52% costumam fazer compras no mesmo ponto físico, principalmente pela variedade (50%), descontos (43%) e proximidade (42%). Já no ambiente online, o comportamento é mais flexível: apenas 4% afirmam comprar sempre na mesma loja virtual.
A busca por custo-benefício também se reflete na adesão a programas de fidelidade. A maioria (60%) participa de mais de um programa de recompensas ao mesmo tempo, tanto no físico quanto no digital. E 89% afirmam que gostariam de se engajar em sistemas que reúnam diversas marcas e redes, o que indica uma preferência por opções mais abrangentes e vantajosas.
“O cliente está mais atento ao que realmente entrega valor e não tem mais resistência em testar itens diferentes, desde que ofereçam o melhor custo-benefício”, afirma Christiane Cruz Citrângulo, chief Marketing Strategy Officer (CMSO) da Neogrid.
O estudo foi realizado com mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos, de todas as classes sociais, que se declaram responsáveis total ou parcialmente pelas compras do lar.
Imagem: Envato