Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

Nove em cada dez PMEs contratam tecnologias de serviços para o B2B

O estudo foi realizado pelo Google, com base em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que operam no Brasil

Redação de Redação
5 de abril de 2024
no Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Nove em cada dez PMEs contratam tecnologias de serviços para B2B
[the_ad id="169690"]

O mercado Business to Business (B2B) de serviços para empresas vem crescendo de forma acelerada. E as pequenas e médias empresas (PMEs) são as principais responsáveis por essa tendência, representando cerca de 90%. PMEs com até 49 funcionários contratam softwares, plataformas de serviços ou tecnologia, sendo os microempreendedores individuais (MEIs) os maiores contratantes (73%), seguidos pelas empresas de pequeno porte (EPPs) com 23%.

[the_ad id="138406"]

“Analisando a pesquisa e o momento do mercado, é nítido que as pequenas e médias empresas no Brasil buscam, cada vez mais, contratar soluções de tecnologia para facilitar o dia a dia e ganhar eficiência operacional”, explica Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas no Google Brasil.

O estudo foi realizado pelo Google, com base em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que operam no Brasil, e aponta que cada empresa contrata de 3 a 4 soluções para diferentes áreas do negócio.

“O mercado de serviços para empresas no Brasil está em franca expansão, impulsionado principalmente pelas pequenas e médias empresas, que têm o desafio de construir negócios de sucesso”, ressalta Fernanda.

Comércio lidera adoção de tecnologia

No segmento de empresas com até 50 funcionários, o comércio lidera em contratação de soluções de tecnologia, com 79% das PMEs e 76% dos MEIs buscando ferramentas para otimizar seus negócios.

Nas empresas com mais de 250 funcionários, a indústria assume a liderança, com 44% das empresas entre 250 e 999 funcionários, enquanto seis entre dez das empresas com mais de 1.000 funcionários contratam soluções tecnológicas.

“Ao investir em tecnologia, as PMEs otimizam seus processos, aumentam a produtividade e se tornam mais competitivas, abrindo um leque de oportunidades para o crescimento do setor de serviços como um todo”, completa a executiva.

Em termos de volume de contratação, as soluções para gestão de recursos se destacam, estando presentes em cerca de 9 de cada 10 empresas (87%). Na sequência, compras (55%), logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios (24%).

As plataformas para e-commerce ganharam destaque, com 62% das empresas contratando esse tipo de solução pela primeira vez, a maioria delas (70%) nos últimos seis meses. Já as soluções de benefícios e educação são as que mais variam em volume de contratação entre portes de empresas, sendo priorizadas pelas empresas de grande porte.

Apenas 20% das MEIs contratam plataformas de benefícios, contra os 80% das companhias com mais de 1 mil funcionários. Em softwares de educação, os números variam de 19% (MEI) para 63% (mais de 1 mil funcionários).

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Nubank lança ferramenta para identificar ligações verdadeiras aos clientes

Próxima Postagem

Gympass vira Wellhub e oferece acesso a atividades físicas, terapia, nutrição e mindfulness

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Gympass

Gympass vira Wellhub e oferece acesso a atividades físicas, terapia, nutrição e mindfulness

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.