Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Mercado do futuro: o que esperar do segmento nos próximos anos

Especialista revela tendências que estão prestes a fazer parte ou que já existem no setor

Redação de Redação
5 de janeiro de 2023
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado do futuro: o que esperar do segmento nos próximos anos

Nos últimos anos, com o surgimento da Covid-19, a tecnologia mostrou ser uma peça fundamental no desenvolvimento da sociedade e, no segmento de mercados, não poderia ser diferente. Um estudo realizado em agosto de 2022 pela plataforma Cortex revelou que o setor de varejo alimentar é um dos que mais investe em recursos tecnológicos com foco no crescimento do negócio. Entre 1,1 milhão de empresas analisadas pela pesquisa, 24,9% apresentam um alto nível digital; 65% ainda se encontra em um uso médio e 25% com uma baixa utilização de TI.

De acordo com Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, atualmente o supermercado do futuro já não é uma realidade distante. “Soluções digitais como CRM, inteligência artificial, big data e afins vieram para facilitar o cotidiano dos consumidores. A partir da implantação dessas tecnologias, é possível criar experiências práticas, seguras e personalizadas”, diz o executivo, que listou algumas tendências que estão prestes ou até mesmo já fazem parte de mercados inteligentes. Confira abaixo:

Mercados autônomos

Esqueça perder tempo com deslocamento ou estresses em filas de caixas. O modelo de minimercado honesto opera em pequenos espaços de complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade da intervenção de um vendedor. “Nesta proposta, inserimos o consumidor no papel de protagonista, que nem precisa sair do condomínio para ter acesso a itens essenciais do dia a dia”, explica Pena.

Realidade aumentada

Já se perguntou o preço de alguma fruta ou legume ao passar na seção de alimentos frescos no mercado? Se a resposta for sim, a realidade aumentada é uma das soluções para você. “Hoje existem painéis que utilizam a tecnologia de integrar elementos virtuais e reais a fim de ajudar o consumidor a identificar o valor dos itens. Basta passar o item em frente a esses painéis e os próprios sensores exibem também outras informações importantes sobre o produto, tais como dados nutricionais e dicas de conservação, por exemplo”, revela o CRO.

Mercado móvel

E se o mercado fosse até você em vez de você ir até ele? Essa é a proposta do mercado móvel. “Em Xangai, na China, há um protótipo dessa tecnologia. Trata-se de uma loja do tamanho de um ônibus pequeno com um mix de produtos básicos. Por meio da inteligência artificial, os clientes são recebidos por um holograma e há cestas inteligentes que leem os itens selecionados e efetuam as compras diretamente no cartão de crédito do usuário. Os comandos acontecem via aplicativo”, pontua o executivo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRF 2023 terá vitrine para pequenas e médias empresas apresentarem seus produtos

Próxima Postagem

Brasileiros dobram gastos com fast-food e parques no final de semana do Ano Novo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
brasileiros

Brasileiros dobram gastos com fast-food e parques no final de semana do Ano Novo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile