Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Consumidor paulista está mais confiante, mas ainda não otimista, indica pesquisa

Redação de Redação
4 de novembro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O Índice de Confiança do Consumidor do Estado de São Paulo (ICP-SP), pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com a startup de tecnologia Behup, aponta que este é o momento em que o consumidor paulista está mais confiante em relação à economia desde o começo da pandemia provocada pela Covid-19. Os números de outubro são de 85 pontos, dois a mais do que em agosto e setembro, e 12 a mais que maio e junho, o auge da baixa confiança no ano.

A pesquisa ainda demonstra que a visão dos entrevistados sobre consumo está cada vez mais perto de uma situação na qual não havia isolamento social. A pesquisa ICP-SP tem índice que varia de 0 a 200 pontos. Ou seja, apesar da melhora da percepção do futuro, o consumidor paulista ainda não está no campo otimista.

“O consumidor está recuperando a confiança, em função do auxílio emergencial e da perspectiva de continuidade da flexibilização das medidas de isolamento social”, afirmou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Perspectiva em seis meses

Na pesquisa, as famílias também foram questionadas sobre a percepção sobre a economia, a situação financeira, o emprego e como elas se sentem em relação à vida que levam hoje. Do total, 52% mostraram-se muito insatisfeitos ou insatisfeitos. No mês passado, eram 54% que estavam dentro deste perfil. O pico foi em maio, com 63%. Os que afirmam estarem satisfeitos, no entanto, somaram 32% dos pesquisados, número menor que o de agosto (37%).

Foi também perguntado aos consumidores se eles acham que, em seis meses, a economia do Estado de São Paulo ficará mais fraca (muito ou um pouco mais), se será parecida com o que já é, ou se estará muito mais forte. Os entrevistados que responderam que tudo estará pior, concentraram-se mais em março, abril e maio (com 51, 56 e 53 por cento respectivamente). Nos meses subsequentes, houve melhora gradativa da confiança.

Em agosto e setembro, havia apenas 22% de pessoas que viam a situação da pior forma possível, e, agora, o percentual caiu para 18%. Apesar disso, o número de pessoas que projetam um futuro melhor e as que acham que vai ficar tudo como está é quase o mesmo: 38% de otimistas e 37%, para quem vislumbra igual ao presente o período que vai chegar.

“A cada mês que passa, as pessoas veem que o fim da pandemia e, consequentemente, do isolamento social, aproxima-se”, analisa Ruiz de Gamboa. “Além disso, com a chegada do fim do ano, há de certa forma uma crença em um futuro melhor”, emendou.

Consumidores querem gastar valores mais altos

De maio pra cá, também aumentou a porcentagem de pessoas que estão dispostas a fazer uma compra de maior valor como um carro ou uma casa. Os pesquisadores perguntam se, comparado há seis meses, o consumidor estaria mais confiante para este tipo de aquisição. Naquele mês, havia apenas 13% de entrevistados que diziam estar animados para tal iniciativa. Em junho, houve um salto para 21% e, hoje, já está em 31%.

“O auxílio emergencial de R$ 600, do Governo Federal, que beneficiou principalmente a Classe C, ajudou as pessoas a planejarem as compras, mesmo aquelas de maior valor”, avaliou Ruiz de Gamboa.

Outro tema importante do estudo refere-se ao desemprego. Foi pedido que se comparasse seis meses atrás com hoje, na pesquisa e, então, que as pessoas dissessem se achavam que havia mais ou menos confiança no que se refere à segurança do seu emprego, do emprego de outros membros família ou de outros conhecidos. Do total, 41% disseram que estão muito ou um pouco menos confiante contra 46% em setembro.

Os que responderam muito mais ou um pouco mais chegaram a 31% em outubro ante 27% do mês passado. Além disso, 54% das famílias acham que aumentará o número de pessoas sem emprego. O percentual ainda é elevado, mas melhorou bastante em relação ao que era em abril e maio (80 e 85%, respectivamente).

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Lojistas registram aumento nas vendas após seis meses de quarentena

Próxima Postagem

E-commerce da lavanderia 5àsec tem crescimento de 335% em três meses

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

E-commerce da lavanderia 5àsec tem crescimento de 335% em três meses

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.