Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

ACSP, IDV e Procon unem forças e criam canal de comunicação no varejo

O evento reuniu líderes do setor público e privado para discutir o futuro do comércio varejista em São Paulo

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
4 de outubro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a cerimônia de assinatura da constituição da Câmara Técnica Setorial do Comércio de Varejo. 

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a ACSP, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), tem o objetivo de aproximar o órgão de defesa do consumidor das entidades representativas do varejo e harmonizar os procedimentos nas relações de consumo.

O evento contou com a participação de Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Fábio Prieto de Souza, secretário da Justiça e Cidadania do Governo do Estado; Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP; e outras autoridades.

A Câmara Técnica funcionará como um canal de comunicação institucional entre o Procon-SP e as entidades empresariais, como a ACSP e o IDV, facilitando a troca de demandas e orientações entre empresas e consumidores.

Na ocasião, os representantes do órgão divulgaram os objetivos centrais:

I. Promover aproximação do órgão de defesa do consumidor com as entidades representativas dos setores do mercado de varejo, visando harmonização dos procedimentos que possam traduzir equilíbrio nas relações consumo;
I. Acompanhar e estudar as relações de consumo visando a segurança do consumidor;
II. Estudar, discutir e apresentar alternativas de prevenção e conciliação de conflitos coletivos de consumo;
III. Sugerir políticas educativas, com foco específico na educação orientativa;
IV. Sugerir medidas administrativas e judiciais, quando necessário.
V. Sugerir a celebração de Termo de Cooperação Técnica e Termo de Ajustamento de Conduta à Diretoria Executiva da Fundação Procon-SP.

Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, compartilhou uma série de investimentos em infraestrutura e revitalização de São Paulo em parceira com a ACSP e entidades privadas. Na ocasião, Luiz definiu o projeto como “uma das maiores intervenções urbanísticas do Brasil”. 

“A gente sabe que revitalizar o centro de São Paulo é acender uma luz para o Brasil de que é possível ter otimismo. Estamos determinados em fazer o Estado crescer. Vamos investir 54% mais do que o ano passado em parceria com o setor privado, um valor que gira em torno de R$ 33,5 bilhões em um ano”, afirmou.

Bets

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, ministrou uma palestra sobre as bets e suas repercussões. Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 1,3 milhões de consumidores ficaram inadimplentes por conta de apostas e cassinos on-line. O dado representa uma perda para o varejo que pode chegar a R$ 117 bilhões por ano.

“Tudo que acontece no Brasil cresce de maneira exponencial. O crescimento das bets é um exemplo. O dinheiro que costumava ser direcionado para a poupança e para gastos com restaurantes, bares e delivery estão sendo redirecionados para apostas esportivas. Nós já vimos que 66% dos brasileiros que ganham usam ao menos uma parte do valor em novas apostas. É, realmente, um vício”, afirmou.

Em sua apresentação, o executivo exibiu pesquisas que indicam que um em cada seis brasileiros conhecem pessoas que estão perdendo muito dinheiro em plataformas de apostas. O segmento investiu cerca de R$ 1,31 bilhões em propagandas e publicidades de sites de apostas em 2023. Neste ano, é esperado que o investimento aumente 52,67%, alcançando R$ 2 bilhões.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Multinacional sueca Ericsson abrirá nova empresa no Brasil ano que vem

Próxima Postagem

Confiança do paulistano piora em setembro com percepção ruim sobre emprego e renda

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Confiança do paulistano piora em setembro motivada por percepção negativa de emprego e renda

Confiança do paulistano piora em setembro com percepção ruim sobre emprego e renda

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.