Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Confiança do paulistano piora em setembro com percepção ruim sobre emprego e renda

Em São Paulo, pesquisa da ACSP mostra que o indicador de confiança do consumidor paulistano caiu 6,8% em relação a agosto

Redação de Redação
4 de outubro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Confiança do paulistano piora em setembro motivada por percepção negativa de emprego e renda

O Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) alcançou 89 pontos, em setembro, registrando queda de 6,3% em relação ao mês de agosto. O resultado interanual novamente apresentou recuo de 14,4%. De todo modo, o ICCSP permanece no campo pessimista (abaixo de 100 pontos). O indicador, que também mede a confiança do consumidor paulista, é elaborado pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) .

A piora das percepções com relação à situação atual e às expectativas de emprego e renda levou a maioria dos entrevistados a manifestar menos interesse em comprar itens de maior valor e bens duráveis, assim como menor propensão a investir. Também foi registrada diminuição na segurança do emprego.

Com relação à evolução da confiança dos consumidores da cidade de São Paulo, distribuídos por classes socioeconômicas, também houve queda generalizada, com maior força para as classes AB e C.

“De modo geral, as percepções sobre a situação financeira atual deterioraram-se, assim como as expectativas em relação à renda e ao emprego, cuja segurança também registrou uma diminuição em ambos os índices”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Estado de São Paulo

Em relação ao Estado, o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) alcançou, em setembro, 101 pontos, recuando 4,7% em relação a agosto e na comparação com o mesmo mês de 2023.

Tanto o resultado mensal como o interanual ainda não mostram tendência clara, apesar de o ICCP permanecer no campo otimista (acima de 100 pontos). A comparação entre os dois indicadores – estadual e capital – evidenciam uma queda tanto em comparação mensal quanto anual.

No recorte de classes socioeconômicas, o ICCP mostrou queda generalizada para todas as famílias, principalmente nos casos daqueles pertencentes às classes AB e C.

Para Gamboa, houve piora da percepção das famílias tanto em relação à sua situação financeira atual, como em termos das expectativas futuras sobre renda e emprego, com redução na segurança do emprego.

“A deterioração generalizada da confiança levou a uma diminuição na propensão a adquirir bens duráveis, como geladeiras e fogões, além de afetar o investimento no futuro. A proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor, como carros e imóveis, também apresentou um recuo”, completa o economista da ACSP.

A queda na segurança do emprego na confiança dos consumidores em São Paulo e na capital, que contrasta com a melhora observada em nível nacional, chama a atenção em um contexto de atividade e emprego aquecidos. Essa situação pode ser atribuída à aceleração da inflação de produtos básicos, como alimentos e bebidas, que compromete o poder aquisitivo das famílias, afetando negativamente suas percepções sobre a situação financeira atual e futura.

De acordo com o IBGE, a inflação acumulada (IPCA) nos últimos oito meses na cidade de São Paulo é a segunda maior entre as capitais brasileiras.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ACSP, IDV e Procon unem forças e criam canal de comunicação no varejo

Próxima Postagem

Heineken tem nova head global de Diversidade, Equidade e Inclusão; confira outras mudanças

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
nova

Heineken tem nova head global de Diversidade, Equidade e Inclusão; confira outras mudanças

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.