Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Confiança do paulistano piora em setembro com percepção ruim sobre emprego e renda

Em São Paulo, pesquisa da ACSP mostra que o indicador de confiança do consumidor paulistano caiu 6,8% em relação a agosto

Redação de Redação
4 de outubro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Confiança do paulistano piora em setembro motivada por percepção negativa de emprego e renda

O Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) alcançou 89 pontos, em setembro, registrando queda de 6,3% em relação ao mês de agosto. O resultado interanual novamente apresentou recuo de 14,4%. De todo modo, o ICCSP permanece no campo pessimista (abaixo de 100 pontos). O indicador, que também mede a confiança do consumidor paulista, é elaborado pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) .

A piora das percepções com relação à situação atual e às expectativas de emprego e renda levou a maioria dos entrevistados a manifestar menos interesse em comprar itens de maior valor e bens duráveis, assim como menor propensão a investir. Também foi registrada diminuição na segurança do emprego.

Com relação à evolução da confiança dos consumidores da cidade de São Paulo, distribuídos por classes socioeconômicas, também houve queda generalizada, com maior força para as classes AB e C.

“De modo geral, as percepções sobre a situação financeira atual deterioraram-se, assim como as expectativas em relação à renda e ao emprego, cuja segurança também registrou uma diminuição em ambos os índices”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Estado de São Paulo

Em relação ao Estado, o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) alcançou, em setembro, 101 pontos, recuando 4,7% em relação a agosto e na comparação com o mesmo mês de 2023.

Tanto o resultado mensal como o interanual ainda não mostram tendência clara, apesar de o ICCP permanecer no campo otimista (acima de 100 pontos). A comparação entre os dois indicadores – estadual e capital – evidenciam uma queda tanto em comparação mensal quanto anual.

No recorte de classes socioeconômicas, o ICCP mostrou queda generalizada para todas as famílias, principalmente nos casos daqueles pertencentes às classes AB e C.

Para Gamboa, houve piora da percepção das famílias tanto em relação à sua situação financeira atual, como em termos das expectativas futuras sobre renda e emprego, com redução na segurança do emprego.

“A deterioração generalizada da confiança levou a uma diminuição na propensão a adquirir bens duráveis, como geladeiras e fogões, além de afetar o investimento no futuro. A proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor, como carros e imóveis, também apresentou um recuo”, completa o economista da ACSP.

A queda na segurança do emprego na confiança dos consumidores em São Paulo e na capital, que contrasta com a melhora observada em nível nacional, chama a atenção em um contexto de atividade e emprego aquecidos. Essa situação pode ser atribuída à aceleração da inflação de produtos básicos, como alimentos e bebidas, que compromete o poder aquisitivo das famílias, afetando negativamente suas percepções sobre a situação financeira atual e futura.

De acordo com o IBGE, a inflação acumulada (IPCA) nos últimos oito meses na cidade de São Paulo é a segunda maior entre as capitais brasileiras.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ACSP, IDV e Procon unem forças e criam canal de comunicação no varejo

Próxima Postagem

Heineken tem nova head global de Diversidade, Equidade e Inclusão; confira outras mudanças

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
nova

Heineken tem nova head global de Diversidade, Equidade e Inclusão; confira outras mudanças

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile