Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no foodservice

Segmento de lanchonetes lidera em número de unidades em atividade no País, seguido pelo de bares

Redação de Redação
4 de outubro de 2023
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no foodservice
[the_ad id="169690"]

O Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no setor de foodservice, com o segmento de lanchonetes liderando em número de unidades em atividade no País, totalizando cerca de 227 mil pontos em todo o território nacional nos últimos três meses. O segmento de bares ocupa a segunda colocação, com 144,36 mil unidades no País, e os locais com menu variado atingem a terceira posição, com 85,42 mil estabelecimentos.

[the_ad id="138406"]

Essas informações foram obtidas a partir de um estudo realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a Driva, que conduzem mensalmente um monitoramento das tipologias do setor de foodservice brasileiro. O levantamento revela que o estado de São Paulo adicionou 46 mil novas lojas dedicadas ao consumo fora do lar, consolidando-se como a região com a maior quantidade de unidades de negócio voltadas para esse segmento.

Atualmente, o Brasil possui 1,1 milhão de estabelecimentos categorizados.

Estados com maior abertura de estabelecimentos no setor de foodservice nos últimos três meses:

  1. São Paulo: 46 mil unidades.
  2. Minas Gerais: 18 mil unidades.
  3. Rio de Janeiro: 18 mil unidades.
  4. Paraná: 10 mil unidades.

Estados com menor abertura de estabelecimentos no setor de foodservice nos últimos três meses:

  1. Amapá: 3.907 unidades.
  2. Roraima: 3.822 unidades.
  3. Acre: 3.719 unidades.

Recuperação lenta do setor

Com a economia estagnada, as refeições fora de casa diminuíram durante o segundo trimestre de 2023, embora haja sinais de uma recuperação, ainda que modesta. Segundo a pesquisa Crest, realizada pela Mosaiclab em parceria com o IFB, o segundo trimestre de 2023 viu uma queda de 5% no número de visitas em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 3,1 bilhões de visitas, e um gasto total de R$ 59,9 bilhões, uma variação mínima de 0,5% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. O estudo contou com a participação de 6 mil consumidores entrevistados mensalmente.

Apesar dessa diminuição, esse volume alcançou seu ponto mais alto na história, mesmo quando comparado aos recordes de 2019, quando o quarto trimestre atingiu R$ 54,2 milhões. Do segundo trimestre de 2020 (R$ 20,3 bilhões) ao segundo trimestre de 2023, houve um crescimento médio anual de 9%.

No que diz respeito ao valor médio das compras, houve um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo R$ 19,05.

As redes de estabelecimentos de foodservice mostraram sua resiliência e, mesmo operando de forma independente, conseguiram manter um tráfego significativo. Durante o período analisado, as padarias registraram 534 milhões de transações, enquanto as lanchonetes alcançaram 340 milhões. Estabelecimentos que não oferecem serviço de prato pronto tiveram 360 milhões de transações, e aqueles que oferecem esse tipo de serviço totalizaram 179 milhões de transações. Já os restaurantes por quilo ou estilo buffet registraram 167 milhões de transações.

Preços, custo-benefício e promoções

A pesquisa indica que os consumidores sentiram o impacto dos preços mais altos, o que diminuiu as compras. No entanto, há possibilidades de melhorias futuras.

Embora o tamanho das refeições tenha permanecido constante, o custo por item aumentou para R$ 4,3 no segundo trimestre de 2023, comparado a R$ 4,1 em 2022. Isso tornou o preço menos atrativo, representando 32% do tráfego, ante 34% no ano anterior.

Devido ao aumento nos preços, 42% das compras foram influenciadas por promoções no segundo trimestre deste ano. As promoções historicamente elevaram o valor médio das transações no foodservice para R$ 22,20.

Refeições do tipo Combo se destacaram, aumentando o tráfego em 9% em relação a 2022.

Independentemente do tipo de promoção, em todos os segmentos (foodservice, empratados, não empratados, lanchonetes, padarias, quilo/buffet, Low Check FSR, Casual Dining e varejo), o preço tornou-se mais atraente. No foodservice geral, por exemplo, 39% das compras foram feitas com promoções no segundo trimestre de 2023, comparado a 32% no geral. No segmento de quilo/buffet, 52% das compras foram influenciadas por promoções, em comparação com 37% no geral.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Americanas suspende processo de prospecção para venda da fatia no Grupo Uni.co

Próxima Postagem

Itaú relança o Uniclass mirando cliente de renda média

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Itaú relança o Uniclass mirando cliente de renda média

Itaú relança o Uniclass mirando cliente de renda média

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.