Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no foodservice

Segmento de lanchonetes lidera em número de unidades em atividade no País, seguido pelo de bares

Redação de Redação
4 de outubro de 2023
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no foodservice

O Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no setor de foodservice, com o segmento de lanchonetes liderando em número de unidades em atividade no País, totalizando cerca de 227 mil pontos em todo o território nacional nos últimos três meses. O segmento de bares ocupa a segunda colocação, com 144,36 mil unidades no País, e os locais com menu variado atingem a terceira posição, com 85,42 mil estabelecimentos.

Essas informações foram obtidas a partir de um estudo realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a Driva, que conduzem mensalmente um monitoramento das tipologias do setor de foodservice brasileiro. O levantamento revela que o estado de São Paulo adicionou 46 mil novas lojas dedicadas ao consumo fora do lar, consolidando-se como a região com a maior quantidade de unidades de negócio voltadas para esse segmento.

Atualmente, o Brasil possui 1,1 milhão de estabelecimentos categorizados.

Estados com maior abertura de estabelecimentos no setor de foodservice nos últimos três meses:

  1. São Paulo: 46 mil unidades.
  2. Minas Gerais: 18 mil unidades.
  3. Rio de Janeiro: 18 mil unidades.
  4. Paraná: 10 mil unidades.

Estados com menor abertura de estabelecimentos no setor de foodservice nos últimos três meses:

  1. Amapá: 3.907 unidades.
  2. Roraima: 3.822 unidades.
  3. Acre: 3.719 unidades.

Recuperação lenta do setor

Com a economia estagnada, as refeições fora de casa diminuíram durante o segundo trimestre de 2023, embora haja sinais de uma recuperação, ainda que modesta. Segundo a pesquisa Crest, realizada pela Mosaiclab em parceria com o IFB, o segundo trimestre de 2023 viu uma queda de 5% no número de visitas em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 3,1 bilhões de visitas, e um gasto total de R$ 59,9 bilhões, uma variação mínima de 0,5% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. O estudo contou com a participação de 6 mil consumidores entrevistados mensalmente.

Apesar dessa diminuição, esse volume alcançou seu ponto mais alto na história, mesmo quando comparado aos recordes de 2019, quando o quarto trimestre atingiu R$ 54,2 milhões. Do segundo trimestre de 2020 (R$ 20,3 bilhões) ao segundo trimestre de 2023, houve um crescimento médio anual de 9%.

No que diz respeito ao valor médio das compras, houve um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo R$ 19,05.

As redes de estabelecimentos de foodservice mostraram sua resiliência e, mesmo operando de forma independente, conseguiram manter um tráfego significativo. Durante o período analisado, as padarias registraram 534 milhões de transações, enquanto as lanchonetes alcançaram 340 milhões. Estabelecimentos que não oferecem serviço de prato pronto tiveram 360 milhões de transações, e aqueles que oferecem esse tipo de serviço totalizaram 179 milhões de transações. Já os restaurantes por quilo ou estilo buffet registraram 167 milhões de transações.

Preços, custo-benefício e promoções

A pesquisa indica que os consumidores sentiram o impacto dos preços mais altos, o que diminuiu as compras. No entanto, há possibilidades de melhorias futuras.

Embora o tamanho das refeições tenha permanecido constante, o custo por item aumentou para R$ 4,3 no segundo trimestre de 2023, comparado a R$ 4,1 em 2022. Isso tornou o preço menos atrativo, representando 32% do tráfego, ante 34% no ano anterior.

Devido ao aumento nos preços, 42% das compras foram influenciadas por promoções no segundo trimestre deste ano. As promoções historicamente elevaram o valor médio das transações no foodservice para R$ 22,20.

Refeições do tipo Combo se destacaram, aumentando o tráfego em 9% em relação a 2022.

Independentemente do tipo de promoção, em todos os segmentos (foodservice, empratados, não empratados, lanchonetes, padarias, quilo/buffet, Low Check FSR, Casual Dining e varejo), o preço tornou-se mais atraente. No foodservice geral, por exemplo, 39% das compras foram feitas com promoções no segundo trimestre de 2023, comparado a 32% no geral. No segmento de quilo/buffet, 52% das compras foram influenciadas por promoções, em comparação com 37% no geral.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas suspende processo de prospecção para venda da fatia no Grupo Uni.co

Próxima Postagem

Itaú relança o Uniclass mirando cliente de renda média

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Itaú relança o Uniclass mirando cliente de renda média

Itaú relança o Uniclass mirando cliente de renda média

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile