Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Sérgio Zimmerman, presidente da Petz, contou como fez a rede cresce em meio à crise durante o Latam Retail Show

Redação de Redação
4 de setembro de 2017
no Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Por mais que a tecnologia avance, a alma do varejo ainda é a mesma adotada pelos donos de pequenos armazéns das décadas de 60: conhecer o cliente e, com isso, ofertar exatamente o que ele quer e quando quer.

Ao menos é isso o que pensa Sérgio Zimerman, presidente da Petz, maior varejista focada em animais de estimação do país. “Quer dizer, é isso, mas em larga escala, claro”, diz ele.

Para o empresário, toda a tecnologia hoje dá ao gestor a liberdade de cuidar do negócio de onde estiver, o que facilita a expansão do negócio pelo país. “Isso era quase impossível antes, quando o varejista tinha de estar de olho nas lojas, in loco”, afirmou.

Como ele fez seu negócio crescer na crise

O motivo, disse, é  simples – a Petz faz parte de um setor, não imune à crise, mas resiliente. Trata-se de um negócio pensado para apaixonados por animais de estimação.

“Neste ano, o setor de pets ficou estagnado, mas não retraiu como o resto do varejo, o que é uma coisa boa”, afirmou ele. “Nós conseguimos nos descolar e crescer bastante por apostar em mais lojas e personalização de consumidores”.

A rede, que não abre faturamento (ainda que o mercado estime uma receita de mais 500 milhões de reais), cresceu 31% em 2016 e espera um aumento de 50% para este ano.

O salto, em meio à crise econômica do país, foi impulsionado pela abertura de lojas – são quase 58 unidades espalhadas pelo país, no total. Ainda assim, se mensurado apenas o aumento das vendas de mesmas lojas em 2017, o incremento deve ser de 13% neste ano.

O segredo está na gestão focada em 1.800 funcionários contratados, bem treinados e apaixonados por bichos, garante o empresário.

“Além da diversidade de serviços que passamos a ofertar”, disse ele.

Zimerman explica que tem dois tipos de precificação em seu negócio – produtos e serviços. Em produtos, ao contrário de muitos concorrentes, ele garante que itens de pouca saída e muito valor agregado não saem do portfólio, nem em tempos mais difíceis.

A ideia é que os clientes possam encontrar itens como casinhas de cachorros mais elaboradas nas lojas, independente da crise, para que ele saiba que ali pode encontrar de tudo.

“O preço da ração, da Petz e da concorrência, será o mesmo, não tenho intenção de entrar numa disputa mais agressiva de preço”, disse ele. “Por outro lado, oferecemos vários serviços, de banhos a veterinários, com preços justos e alta qualidade”.

Negócio animal

Não à toa, a área de serviços expande a cada ano e até ganhou uma divisão especial dentro da companhia recentemente. Oferta de hotéis, canis e dogwalker estão entre as opções e a companhia estuda até a possibilidade de fechar parcerias com profissionais independentes.

“De qualquer forma, daríamos a nossa chancela de que aquele serviço é feito por um parceiro, por alguém de qualidade atestada”, disse.

A demanda é tanta, que o empresário garante que as grandes lojas da rede, com tamanho médio de 1.000 metros quadrados, são adequadas. “Há clientes que querem passear ali e que voltam para comprar depois, o ponto é um ótimo jeito de fidelizá-los”, afirmou.

A contratação de gente especializada ainda é um desafio, mas Zimerman garante que há três anos a varejista passou a preferir pessoas apaixonadas por bichos, assim como os clientes, do que profissionais com experiência anterior.

“Vale a pena dar treinamento a quem ama animais de estimação, a razão de existir de nosso negócio”, afirmou o empresário.

Zimerman tem consciência de que a concorrência aumentou muito desde que ele abriu a Petz, antiga Pet Center Marginal, em 2002. No entanto, a pulverização não o assunta.

“Muita gente abre um petcenter porque gosta de animais, sem saber gerir um negócio, que acaba durando pouco”, afirma. “Neste caso, sempre digo, tenha um pet, não abra uma loja”.

Fonte: Exame.com

Postagem anterior

O Novo Ciclo está aí!  Adapte-se ou Desapareça!

Próxima Postagem

Grupo Boticário prevê abertura de mais de 100 lojas em 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Grupo Boticário prevê abertura de mais de 100 lojas em 2017

Grupo Boticário prevê abertura de mais de 100 lojas em 2017

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.