Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Novas lojas no Aeroporto de Cumbica

Redação de Redação
4 de agosto de 2017
no Notícias, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos
Para GRU Airport, revogação de restrição para Santos Dumont traz segurança

No esforço para pagar a outorga, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, inicia uma nova rodada de inaugurações de pontos comerciais.

Além de restaurantes e lojas, estão na lista um supermercado Carrefour Express e uma barbearia. Também há planos para um hotel de animais de estimação no futuro.

Os passageiros que embarcaram pelo Terminal 2 nas últimas semanas já perceberam o que há de novo: uma loja de acessórios Imaginarium, uma barbearia e quiosques das marcas Heineken e Subway.

A sanha de levantar receitas não tarifárias fará um espaço dedicado à espera, com cadeiras encostadas na parede, se transformar em uma grande livraria Saraiva.

Ainda sem sinalização, outro tapume esconde o que será um restaurante de quase 500 metros quadrados da bandeira Cortés, pertencente à rede Ráscal, que já opera no aeroporto.

Quem viaja pelo Terminal 3 notou que a antiga rampa de acesso a salas VIP foi retirada para dar lugar à loja Dior e um restaurante peruano.

Em breve, aparecerão duas novas praça de alimentação nos pisos de embarque dos terminais.

Com as recentes inaugurações, o aeroporto alcançou 259 lojas e prepara mais 15 até o fim deste ano.

“Temos outorga para pagar. O aeroporto começa o ano devendo cerca de R$ 1 bilhão”, diz Mônica Lamas, diretora comercial da GRU Airport.

Em 2016, as receitas tarifárias (as quais a concessionária não tem margem de manobra para alterar) alcançaram R$ 970 milhões, e as não tarifárias, R$ 911 milhões, segundo a concessionária.

A ideia é que esse faturamento gerado pelas operações comerciais alcance 51% e a receita com tarifas fique em 49% no ano que vem.

O projeto de expansão da frente comercial é antigo e vem avançando ao longo dos anos. Antes da concessão, em 2011, cerca de 40% da receita da Infraero em Guarulhos era comercial.

DESEMPENHO

Mas a experiência recente mostra que não é fácil se manter operando em um aeroporto desta dimensão.

Quando a desaceleração econômica abateu o fluxo no setor aéreo, o aeroporto de Guarulhos teve pontos afetados. Em 2015, fecharam no novo Terminal 3, entre outros pontos, duas unidades do restaurante Arábia, uma de marca americana de pipocas e uma franquia de risotos.

Para evitar essa rotatividade, a diretora diz que o foco agora é fechar contratos com grandes operadores, que têm mais musculatura para suportar oscilações de demanda.

“Aeroporto não é para qualquer um. Tem que saber operar. A gente vem mais recentemente trabalhando com grandes grupos, porque quem tem fôlego financeiro e coloca cinco ou seis operações aqui reduz o risco. É o caso do Ráscal e do Fridays, que vai ter oito operações em Guarulhos”, diz Lamas.

A crise que atingiu o varejo de shoppings nos últimos dois anos serviu de argumento para pretendentes na tentativa de baixar o aluguel, segundo Lamas. Mas ela conta não ter cedido.

“Usaram muito essa técnica das lojas fechando em shopping para vir choramingar aqui, para tentar negociar reduzir aluguel. A gente não é um shopping. Tem quiosque aqui dentro que fatura R$ 400 mil por mês.”

Fonte: Folha de S.Paulo

Postagem anterior

Bio Ritmo atingiu faturamento de 1 bilhão de reais em 2016

Próxima Postagem

O que os brasileiros estão pesquisando para o Dia dos Pais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
O que os brasileiros estão pesquisando para o Dia dos Pais

O que os brasileiros estão pesquisando para o Dia dos Pais

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.