Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

Varejo aposta no oferecimento de contas digitais

Redação de Redação
4 de julho de 2019
no Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Empresas dos mais variados setores, inclusive do varejo, estão oferecendo contas digitais para seus clientes. Riachuelo, Natura, Cacau Show e Yellow vem apostando na tendência, assim como a Via Varejo, empresa dona das Casas Bahia e do Pontofrio, que lançou a conta digital banQi.

O objetivo desta ação é atrair as classes C, D e E para instituições financeiras, reduzindo o número de desbancarizados. As empresas também poderão estabelecer uma relação direta com os quatro milhões de clientes que usam os cartões das lojas, feitos junto a bancos tradicionais.

Outra que vem investindo nisso é a B2W, dona das Americanas, Shoptime e Submarino, que lançou a própria conta digital em 2018. O serviço funciona por meio de um app, que já foi baixado por dois milhões de clientes, com opções para a realização de transferências, pagamentos e depósitos. Embora não possa oferecer empréstimos, a empresa faz a intermediação entre seus clientes e instituições financeiras que oferecem empréstimos, sob o pagamento de uma taxa.

A diferença entre contas digitais e bancos é que os bancos precisam participar do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que protege o cliente em caso de falência da instituição, com limite de valor. Além disso, é preciso existir um CPF vinculado à conta, a fim de que todos os serviços disponibilizados, como transferências, sejam assegurados.

Já as contas de pagamento fazem a intermediação entre dinheiro e cliente, não são autorizadas a fazer câmbio, nem usar o dinheiro investido para crédito. Os investimentos dos clientes precisam ser integralmente depositados no Banco Central ou possuir lastro em títulos públicos. “As carteiras digitais tendem a se segmentar cada vez mais, oferecer serviços específicos para nichos, mas aqueles que entrarem no mercado para ser apenas carteiras digitais vão se perder pelo caminho porque já existem empresas consolidadas”, disse Bruno Diniz, professor do curso de fintechs da Fundação Getulio Vargas.

Até mesmo a rede social Facebook, em parceria com Spotify, eBay, Mercado Pago, PayPal, Uber, Visa e Mastercard criou a carteira digital Calibra. O sistema funcionará como uma conta digital, com transações por meio de WhatsApp e Messenger, utilizando a moeda própria, chamada libra.

A tendência gera preocupação nos bancos, que já oferecem contas digitais e continuam perdendo espaço. De 2014 a 2018, o número de clientes dos cinco maiores bancos do país caiu de 72,3% para 64,5%. Para acompanhar estas mudanças, as instituições tradicionais precisam inovar.

Os bancos centrais dos Estados Unidos e europeus se opuseram, mas o sucesso da empreitada deve ser grande. No Brasil, 130 milhões de pessoas usam a rede social. No entanto, as carteiras digitais mais simples têm se popularizado no país, graças à praticidade que oferecem para a realização de pagamentos e compras sem precisar de agências bancárias.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas no varejo caem 3,2% em junho

Próxima Postagem

Walmart vai investir US$ 1,2 bilhão em cadeia logística na China

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Walmart vai investir US$ 1,2 bilhão em cadeia logística na China

Walmart vai investir US$ 1,2 bilhão em cadeia logística na China

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile