Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Setor de franquias registra crescimento de 12,1% na receita no terceiro trimestre

Melhora de indicadores econômicos, como o aumento do índice de confiança dos consumidores, influenciou o resultado positivo

Redação de Redação
3 de dezembro de 2024
no Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Setor de franquias registra crescimento de 12,1% na receita no terceiro trimestre

O sistema de franquias registrou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A melhora de indicadores econômicos, como o aumento do índice de confiança dos consumidores, do emprego, da massa salarial recorde e a desaceleração da inflação, foram fatores que contribuíram para esse crescimento, que resultou em um faturamento acima de R$ 62,676 bilhões no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.

O aumento das vendas no varejo também influenciou o resultado positivo, beneficiado, por exemplo, pelo Dia das Crianças; pela alta de 1,0% no setor de serviços em setembro; e pelo melhor nível da capacidade instalada da indústria. Além disso, o crescimento mais disseminado em diversos setores da economia, exemplificado no consumo de bens duráveis, como imóveis, também teve impacto relevante.

“Tivemos mais um trimestre de forte resultado, sustentando a curva de crescimento do franchising com destaque para um consumidor mais aberto e confiante. Vários indicadores macroeconômicos concorreram para este cenário que agora se apresenta de forma mais disseminada”, explica Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

O levantamento aponta, ainda, que, quanto à abertura e ao fechamento de operações de associados da ABF que responderam à pesquisa de desempenho, houve 4,8% mais operações de franquias inauguradas entre julho e setembro deste ano, comparado aos mesmos meses de 2023, com um percentual de encerramento de 1,5%. O saldo positivo, portanto, foi de 3,2%. Os repasses tiveram pouca variação, com um índice de 1,1%, frente a 0,9% no período pesquisado.

“O consumo fortalecido tende a levar mais vigor as operações na ponta e o franchising tem condições de atender esse movimento com o aprimoramentos que adotou nos últimos anos em termos operações e de digitalização. Com isso, mantemos boas perspectivas tanto para o quarto trimestre, com Black Friday e Natal, como para o ano de forma geral”, afirma Leite.

Considerando a extrapolação de mercado, no terceiro trimestre houve um acréscimo de 4.162 operações, totalizando 195.508 franquias, o que demonstra que o setor de franquias segue em expansão no País.

Totalidade dos segmentos cresce

A pesquisa da ABF revelou que, nos meses de julho a setembro, como observado nos trimestres anteriores, todos os 12 segmentos listados pela entidade cresceram em relação ao mesmo período de 2023. Entre os que registraram faturamento igual ou maior que os 12,1% (desempenho médio do mercado de franquias no período pesquisado), destacam-se:

  • Entretenimento e Lazer, com receita 15,3% maior;
  • Alimentação – Food Service, com alta de 14,0% no faturamento;
  • Limpeza e Conservação, com receita 13,0% maior.

Na sequência, destacaram-se também Hotelaria e Turismo e Saúde, Beleza e Bem-Estar, ambos com faturamento 12,7% maior em relação ao terceiro trimestre do ano passado; Educação (12,6%); Comunicação, Informática e Eletrônicos (12,4%); e Serviços e Outros Negócios (12,3%).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

CVM condena João Guerra, ex-diretor de RI da Americanas, a multa de R$ 340 mil

Próxima Postagem

Carajás Home Center implanta pontos de recarga para veículos elétricos em suas unidades

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Carajás Home Center implanta pontos de recarga para veículos elétricos em suas unidades

Carajás Home Center implanta pontos de recarga para veículos elétricos em suas unidades

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.