Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Logística

Varejo passa ter novas características no pós-pandemia

Em participação no podcast da CNDL, Marcos Gouvêa falou sobre as transformações do varejo brasileiro

Redação de Redação
3 de dezembro de 2021
no Logística, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejo
[the_ad id="169690"]

O varejo brasileiro passou por algumas transformações significativas desde o início da pandemia da covid-19 e vai ficar mais concentrado e mais internacional. Essa foi uma das afirmações de Marcos Gouvêa, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecossystem, durante sua participação no podcast promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “No ponto de vista de estrutura, o varejo se torna muito mais competitivo, por conta dessa concentração que ocorreu durante a pandemia”, afirma.

[the_ad id="138406"]

Gouvêa também destaca outra consequência desse período, que é a dependência do omniconsumidor 5.1. Esse conceito está muito relacionado com a incorporação digital nesse período. “E talvez a coisa que ficou mais eloquente é exatamente tudo o que significa as vendas pelo e-commerce, as redes sociais e a conveniência”, completou.

A conveniência no varejo também foi outro ponto abordado no podcast. Segundo o executivo, antes o mercado de varejo estava dividido em dois polos, com foco em preço contra o chamado varejo de emoção, que valoriza a experiência do cliente.

“Já vinha nascendo e crescendo o polo da conveniência, que deu um salto durante esse período da pandemia, exatamente precipitado pelo fato de que nós nos tornamos hiperconveniente. Se o e-commerce diz que vai entregar em 3 ou 4 dias, o cliente vai buscar outra opção”, afirma.

Pequenas e médias empresas

As pequenas e médias empresas foram as mais afetadas durante a pandemia. O cenário causado pela crise sanitária serviu para, na maioria dos casos, aumentar a desigualdade entre essas companhias e os grandes varejistas.

Esse aumento na desigualdade passa também pelo acesso ao crédito. Conseguir esse benefício, ainda mais em um momento que muitas empresas precisaram aderir essa alternativa, tornou escasso o acesso ao crédito. Questionado sobre as mediadas que pequenas e médias empresas devem levar em conta no futuro próximo, Marcos Gouvêa destacou a importância de se integrar.

“No momento atual, o sentido é agreguem-se, integrem-se e busquem soluções comuns. O mercado e o ambiente são desafiadores demais para alguém imaginar que vai encontrar caminho sozinho”, explica.

Além da necessidade por mais integração, Marcos também ressaltou a importância das associações empresariais fazerem uma reflexão. “No sentido de que não tem que oferecer discurso, só indicadores e monitoramento de mercado. Ela tem que construir soluções que entreguem, mudar a sua proposta de ser uma representação setorial para se transformar em uma agente de transformação setorial”, diz.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Nestlé celebra 100 anos no Brasil com coleção inédita em collab com Riachuelo

Próxima Postagem

Nuvemshop compra plataforma de educação Ecommerce na Prática

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nuvemshop

Nuvemshop compra plataforma de educação Ecommerce na Prática

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.