Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Amazon usou algoritimo secreto para elevar preços de concorrentes, acusa FTC

Empresa teria obtido mais de US$ 1 bilhão em receitas com o uso do algoritmo, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto

Redação de Redação
3 de outubro de 2023
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
NRF
[the_ad id="169690"]

A Amazon.com usou um algoritmo de codinome “Projeto Nessie” para testar o quanto poderia aumentar os preços de uma forma que os concorrentes seguiriam, de acordo com partes editadas do processo de monopólio da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) contra a empresa.

[the_ad id="138406"]

O algoritmo ajudou a Amazon a aumentar seu lucro em itens em todas as categorias de compras e, devido ao poder que a empresa tem no comércio eletrônico, levou os concorrentes a aumentarem seus preços e cobrarem mais dos clientes, segundo pessoas familiarizadas com as alegações na denúncia. Nos casos em que os concorrentes não aumentaram os seus preços para o nível da Amazon, o algoritmo – que já não está em uso – devolveu automaticamente o item ao seu preço normal.

A empresa também usou Nessie no que os funcionários viam como uma espiral promocional, onde a Amazon igualaria um preço com desconto de um concorrente, como a Target.com, e outros concorrentes seguiriam, baixando seus preços. Quando a Target encerrasse sua venda, a Amazon e os outros concorrentes permaneceriam presos ao preço baixo porque ainda estavam se equiparando, de acordo com ex-funcionários que trabalharam na equipe de algoritmo e precificação.

[the_ad id="99067"]

A Amazon obteve mais de US$ 1 bilhão em receitas com o uso do algoritmo, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

“As alegações da FTC descaracterizam grosseiramente esta ferramenta”, disse um porta-voz da Amazon. “O Projeto Nessie era um projeto com um propósito simples: tentar impedir que nossa correspondência de preços resultasse em resultados incomuns, onde os preços se tornassem tão baixos que se tornassem insustentáveis. O projeto durou alguns anos em um subconjunto de produtos, mas não funcionou como planejado, então nós o descartamos há vários anos.”

O Projecto Nessie é um dos vários casos em que a queixa da FTC afirma que o poder de monopólio da Amazon teve amplos impactos no aumento dos preços ao consumidor no retalho.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Varejo deve movimentar R$ 8,44 bilhões em vendas para o Dia das Crianças

Próxima Postagem

Gtex inaugura Centro de Distribuição de mais de 40 mil m² em Guarulhos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Gtex inaugura centro de distribuição em Guarulhos

Gtex inaugura Centro de Distribuição de mais de 40 mil m² em Guarulhos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.