Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Vendas do comércio paulistano voltam a subir, diz ACSP

Redação de Redação
3 de setembro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

As vendas no comércio da cidade de São Paulo voltaram a mostrar recuperação no mês de agosto, comparando-se com o mês anterior. De acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a alta média foi de 24,8% nos resultados do comércio paulistano.

Conforme o economista da ACSP, Marcel Solimeo, a recuperação em agosto é um reflexo das medidas de flexibilização do funcionamento do setor comercial e do Dia do País. De acordo com o índice, foi a segunda alta consecutiva nos resultados das vendas.  Em julho, comparando-se com junho, o crescimento foi de 19,8%.

Em julho, o Indicador do Movimento do Comércio a Prazo (IMCP) – Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), mostrou alta de 33,2%, enquanto o Indicador de Movimento de Cheques (IMC) – SPC registrou um aumento de 16,4%. Entretanto, os resultados ainda são modestos em relação a agosto do ano passado, com uma queda de 33,6%. No acumulado de 2020, a redução nas vendas de 37,1%. E nos últimos 12 meses, sobre o mesmo período anterior, o resultado foi negativo em 21,3%.

Marcel Solimeo avalia que os resultados mostram, aos poucos, a retomada da economia, o que deve prosseguir nos próximos meses, conforme as regras de flexibilização do comércio avançarem. Solimeo acredita que os resultados do comércio até o final do ano, em dezembro, possam se aproximar de 2019 – sinalizando uma retomada maior em 2021- embora os números de 2020 estejam comprometidos em razão dos resultados nos meses mais agudos da pandemia de Covid-19. “Alguns meses tiveram resultados mais fracos por causa das restrições causadas na pandemia, o que deve afetar o desempenho deste ano”, finaliza o economista.

Confiança

O Índice de Confiança do Consumidor (INC) da ACSP mostrou também sinais de recuperação na confiança na economia. O índice fechou em 83 pontos em agosto, registrando a segunda alta seguida. Foram registrados 79 pontos em julho e 77 em junho. Embora os números continuem no campo do pessimismo (abaixo de 100 pontos), indicando uma expectativa de recuperação da economia em crise por conta dos efeitos da Covid-19, conforme ressalta o economista da ACSP, Marcel Solimeo.  O grande destaque nos índices de recuperação foi a Classe C, que atingiu 94 pontos, 11 acima da média geral.  A alta, também a segunda seguida, foi expressiva: em julho, o índice era de 85 pontos.  Enquanto a classe D/E mostrou uma recuperação de 65 para 67, a Classe A/B ficou nos mesmos 75 pontos em julho e agosto.

Em relação à vida que estão levando hoje, pensando na economia, também há uma clara tendência de menos pessimismo captada pelo INC. O índice de pontos que apontou “muito satisfeito+satisfeito” subiu de 26 para 33 pontos. Foi o segundo melhor resultado do ano, só perdendo para fevereiro, com 37 pontos. Em contrapartida, os números do quesito “muito insatisfeito + insatisfeito” despencaram para 50 pontos, contra 52 em julho. Foi o menor número de 2020.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Riachuelo e Midway anunciam funcionalidades por comando de voz da Amazon

Próxima Postagem

O fim da loja como a conhecemos vai acelerar a evolução dos shopping centers

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
O fim da loja como a conhecemos vai acelerar a evolução dos shopping centers

O fim da loja como a conhecemos vai acelerar a evolução dos shopping centers

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.