Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

GPA investe em bandejas sustentáveis para itens de marcas próprias

Redação de Redação
3 de maio de 2019
no ESG, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

O GPA, grupo controlador das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, anunciou a substituição de 100% de suas bandejas de isopor utilizadas em produtos hortifrúti (frutas, verduras e legumes) das marcas próprias Taeq e Qualitá por uma solução 100% biodegradável. A mudança começa em maio de 2019 e deve ser concluída em um ano.

A nova embalagem, desenvolvida a partir de uma tecnologia da Tamoios Tecnologia é produzida com caixas de celulose e amido. Elas são, acima de tudo, sustentáveis, biodegradáveis e inovadoras, sendo 100% livres de petroquímicos e aditivos tóxicos. Ao ser descartada, a nova embalagem leva até seis meses para ser totalmente degradada, diminuindo assim, o descarte de resíduos.

As bandejas substituem as feitas de isopor (poliestireno expandido), PVC, PET e outros plásticos. As marcas Taeq e Qualitá utilizavam mensalmente 600 mil bandejas delas em todo o país.

A mudança começa a ser implantada em maio nos itens orgânicos Taeq comercializados nas redes Extra (super, hiper e Mini Extra) e Pão de Açúcar (supermercado e Minuto) do Estado de São Paulo, além dos respectivos e-commerces.  A expectativa é que, após a avaliação do uso inicial da tecnologia, a substituição aconteça também nos demais estados do país e inclua os itens Qualitá.

Até maio de 2020, portanto, todas as bandejas de frutas, verduras, legumes e ovos das marcas Qualitá e Taeq serão feitas com a nova tecnologia, deixando assim, de levar isopor, material que, em razão de sua composição (98% de ar e 2% de plástico) é pouco aproveitado para a reciclagem. Se descartado incorretamente no meio ambiente, provoca diversos prejuízos (tanto se queimado ou ingerido por animais) e pode levar 150 anos para se decompor.

A mudança de embalagens também será realizada nas linhas de ovos de galinha Taeq e Qualitá. Antes comercializadas em bandejas plásticas, os produtos serão migrados para a mesma solução da embalagem de caixa de celulose com amido. A transição será concluída em até dois anos. As bananas orgânicas Taeq também passarão por mudanças.

Anteriormente elas eram comercializadas em bandejas de isopor, e, a partir de maio, o produto será vendido em uma cinta que garante suas especificações e a legislação de orgânicos, consumindo, porém, menos embalagem.

“Em linha com o pioneirismo e compromisso do GPA com a sustentabilidade, entendemos que é fundamental que a companhia também lidere um movimento pela evolução e menor impacto dos materiais utilizados em nossas embalagens. Começaremos com nossas marcas exclusivas e esperamos que isso sensibilize e estimule a adesão de demais marcas e produtores para a substituição de suas embalagens por opções biodegradáveis”, comentou Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade.

O GPA já havia criado um programa de reciclagem em suas lojas e vem realizando outras mudanças. A companhia anunciou, por exemplo, uma política pública para controlar toda a cadeia produtiva da carne bovina e que comercializará apenas ovos de galinhas criadas livres de gaiolas em suas marcas exclusivas até 2025.

A empresa mantém também dois programas – o Novo de Novo (que aproveita os resíduos levados pelos consumidores às Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e os utiliza para compor a embalagem de novos produtos) e o Reutilizar #PraSerFeliz (que incentiva os consumidores a reduzir a utilização de embalagens que são descartadas após o primeiro uso e a comprar apenas o necessário, economizando e evitando desperdícios).

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Giraffas mostra força e fecha primeiro tri com crescimento de 9%

Próxima Postagem

Outback e Abbraccio iniciam serviço de delivery no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Outback e Abbraccio iniciam serviço de delivery no Brasil

Outback e Abbraccio iniciam serviço de delivery no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.