Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Confira 15 boas opções para abrir uma franquia em 2017

Redação de Redação
3 de janeiro de 2017
no Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Em 2017, Fabio Vianna, de 38 anos, deve ter motivos para comemorar em dobro no campo dos negócios. Dono de uma microfranquia da rede de limpeza comercial Jan Pro, ele será beneficiado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) Rio, por empreender numa atividade e num formato que devem se destacar no segmento no novo ano. A entidade elaborou uma lista com opções para quem busca abrir um negócio, sem correr riscos de ter prejuízos em meio à crise.

Isso, porém, depende de a escolha ser aliada de boas práticas na empresa — entre elas, fazer um planejamento anual, como o EXTRA ensinou na terça-feira passada.

— O interessado em abrir uma franquia deve ter o cuidado de avaliar o segmento no qual entrará, verificar se está indo bem ou não, e fazer uma análise apurada de como atuar — diz Claudia Bittencourt, diretora-geral da consultoria Grupo Bittencourt.

A lista da ABF traz 15 sugestões para os empreendedores (confira ao lado, na íntegra), a maioria voltada para alimentação e serviços.

— Negócios que eram informais, como serviços de diaristas e cuidados com idosos, estão se estruturando a partir do franchising. E devem crescer as áreas que gerem conveniência, praticidade. É uma necessidade da população — explica Claudia.

Fabio sente isso desde que abriu sua franquia, há um ano:

— Achamos que é simples gerenciar limpeza. Mas, sem expertise, não se faz um serviço tão bom, e o custo fica alto. A Jan Pro inverte isso: executa serviços com número menor de funcionários e usa produtos e equipamentos de ponta de um fornecedor que cobra mais barato.

Além das atividades elencadas, as franquias que exigem menor investimento, como as microfranquias, e as que permitem trabalhar de casa também são boas opções por diminuírem gastos.

Cientes das obrigações

Quem optar por fazer parte de uma rede também deverá considerar a perspectiva de bom desempenho do franchising, de forma geral, cuja projeção de crescimento é de 9% a 10% para o próximo ano. Mesmo atuando num segmento em alta, e ciente dessa expectativa, o empreendedor não deverá relaxar, diz a especialista em franchising Gélia Carvalho:

O sucesso de uma franquia acontece quando todos estão cientes de suas obrigações. De nada adianta a franqueadora ter um ótimo modelo de negócios, produtos e serviços que garantem um excelente lucro, suporte em todas as áreas ou qualquer outra ferramenta que venha a potencializar o resultado da operação, se o franqueado não despender da dedicação e dos esforços necessários para fazer o negócio acontecer — afirma ela, sugerindo aos franqueados: — Estabelecer um planejamento conciso, um posicionamento correto, e a capacitação dos envolvidos são os itens fundamentais para a diferenciação de qualquer negócio e a superação de dificuldades.

É por isso que Renata Oliveira, de 43 anos, preparou seus funcionários, antes mesmo do início da operação de suas microfranquias de venda direta da Ecoville, voltada pra produtos de limpeza, que devem ocorrer nesta semana.

— Além dos produtos, vamos oferecer nas portas dos clientes uma consultoria sobre como utilizá-los. Tivemos um treinamento feito pela própria franqueadora, e já treinei meus funcionários — conta.

 

Postagem anterior

A nova batalha do e-commerce: a entrega e os serviços

Próxima Postagem

A integração de canais às franquias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem

A integração de canais às franquias

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.