Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Varejo paulistano deve registrar crescimento moderado no segundo semestre

A projeção, segundo o Sindilojas-SP, leva em conta um conjunto de fatores que afetam o consumo das famílias

Redação de Redação
2 de julho de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejo paulistano deve registrar crescimento moderado no segundo semestre

Apesar da expectativa de um segundo semestre tradicionalmente mais aquecido, o varejo paulistano deve enfrentar um período de crescimento moderado em 2025. A projeção, segundo o Sindilojas-SP, leva em conta um conjunto de fatores que afetam o consumo das famílias, como inflação persistente, juros altos e aumento do endividamento da população. Mesmo com a manutenção do emprego em alta, esses desafios tendem a limitar o avanço das vendas nos próximos meses.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que, embora o ano tenha começado com vendas brutas em alta, sustentadas pelo crescimento da renda e da ocupação, esse ritmo perdeu força diante do encarecimento do crédito e da pressão inflacionária. O adiantamento do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas para o primeiro semestre também esvazia parte do potencial de consumo no segundo semestre.

A expectativa do Sindilojas-SP é que, mesmo diante desse cenário, o faturamento bruto do varejo paulistano registre alta de até 5% em relação aos mesmos meses do ano anterior. O desempenho, porém, não será homogêneo: os melhores resultados devem vir de setores voltados a bens de consumo não adiável, como alimentos, higiene e medicamentos.

As projeções se referem ao volume bruto de vendas, sem considerar a rentabilidade final das operações. Com custos financeiros elevados, a eficiência na gestão de estoque, compras e recursos humanos torna-se ainda mais crucial para a saúde financeira dos negócios.

Datas comemorativas

As datas comemorativas seguem sendo pontos de atenção estratégica. A preparação para campanhas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal deve ser feita com antecedência e cuidado. Segundo o Sindilojas-SP, esses períodos são determinantes para a performance do último trimestre, que historicamente responde por boa parte do faturamento anual do varejo.

A digitalização permanece como peça-chave para o crescimento. A integração entre loja física e canais online, aliada a campanhas claras e objetivas, melhora a experiência do consumidor e amplia o alcance das ações promocionais.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Entre praticidade, saudabilidade e consciência: os novos hábitos alimentares

Próxima Postagem

Resíduos têxteis como fonte de novos negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Resíduos têxteis como fonte de novos negócios

Resíduos têxteis como fonte de novos negócios

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.