Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Fenabrave: Vendas de veículos novos crescem 27,1% em maio

Mercado segue reagindo após os resultados fracos do primeiro trimestre

Redação de Redação
2 de junho de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Fenabrave: Vendas de veículos novos crescem 27,1% em maio

No melhor resultado do ano, as vendas de veículos novos no País subiram 27,1% na passagem de abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Divulgado nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, o balanço mostra que o mercado automotivo segue reagindo após os resultados fracos do primeiro trimestre.

Com volume próximo ao de maio de 2021 – leve queda de 0,8% -, a associação considerou o resultado do mês passado surpreendente, ainda que no acumulado desde o primeiro dia do ano as vendas mostrem queda de 17%, com 739,9 mil unidades licenciadas nos cinco primeiros meses.

Na abertura do balanço por segmento, as vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, subiram 28,2% na passagem de abril para maio, somando 174,8 mil unidades no mês passado.

O forte crescimento se deve ao calendário com três dias a mais de venda – já que abril teve feriados em dias úteis -, mas também aconteceu porque houve uma melhora no ritmo diário do mercado.

Embora a produção das montadoras continue prejudicada pela irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos, as vendas fracas nos meses anteriores permitiram ao setor entrar em maio com o maior volume de veículos em estoque em um ano e meio.

Com menos produtos em falta, foi possível atender melhor a demanda de clientes frotistas, caso das locadoras. As vendas diretas – canal pelo qual as montadoras atendem a esse público – chegaram a 44,9% do total de carros de passeio vendidos em maio, o maior porcentual registrado em um mês deste ano.

Ao comentar os números, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, disse que o resultado refletiu a melhora na entrega de veículos que estavam à espera de peças nas fábricas.

A avaliação é de que oferta e demanda podem ter começado a se estabilizar. “Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade”, comenta Andreta Júnior, da Fenabrave.

Ranking das marcas

Líder do mercado, a Fiat é a marca de 22,2% dos carros vendidos, em conta que considera o total comercializado desde o início do ano, incluindo, além dos automóveis de passeio, os utilitários leves, como picapes e vans. Na sequência, aparecem General Motors (14,1%), Toyota e Hyundai – as duas últimas com 10,8% do mercado.

Caminhões e ônibus

As vendas de caminhões, de 10,3 mil unidades no mês passado, subiram 10,1% em maio contra abril, mas mostraram queda de 9,1% no comparativo interanual.

Já no mercado de ônibus, houve avanço de 27,3% frente a abril e de 2,1% em relação a igual período do ano passado, totalizando 1,9 mil unidades no mês passado.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

De olho em filão da XP, Santander busca 1,2 mil agentes de investimento

Próxima Postagem

Americanas S.A. lança Americanas Entrega e expande malha logística

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Americanas S.A. lança Americanas Entrega e expande malha logística

Americanas S.A. lança Americanas Entrega e expande malha logística

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.