Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Dados e IA no varejo entram na agenda no último dia do Web Summit Rio

Executivos da Renner, Leroy Merlin e Loja Integrada discutem como unir tecnologia e emoção para impulsionar resultados.

  • de Luiz Alberto Marinho
  • 1 mês atrás

A captura de dados dos consumidores e sua adequada utilização com a IA serão fatores fundamentais para elevar os resultados do varejo. Essa foi a conclusão do painel que reuniu, no último dia do Web Summit Rio, Fabio Faccio, CEO da Renner, Flávia Barros, CMO da Leroy Merlin, e Victor Popper, CEO da Loja Integrada, com moderação do repórter da CNN Brasil, Cléber Rodrigues.

Faccio destacou que empresas de moda, como a Renner, precisam analisar não apenas dados dos consumidores com o apoio da IA, mas também considerar as características dos produtos, já que existem diferentes tamanhos e cores das mesmas mercadorias. A Inteligência Artificial pode ajudar a adequar a oferta, apresentando aos clientes os itens que eles têm maior chance de comprar.

Flávia, por sua vez, destacou a necessidade de aliar aos dados objetivos o conhecimento da psicologia do consumidor. “Nenhuma IA substitui a humanidade, um atendimento mais próximo dos clientes”, explicou. Pesquisas da Leroy Merlin mostram que reformar a casa provoca nas pessoas uma sensação de progresso e forte satisfação emocional. Esses sentimentos também precisam ser considerados, exemplificou a CMO.

Coube a Popper as falas mais espontâneas. Ele acredita que a IA vai mudar completamente o ambiente dos negócios. “Eu pedi para minha filha de 12 anos produzir um post para as redes sociais da minha empresa. Ela fez, com ajuda da Inteligência Artificial. Eu postei, e os resultados foram melhores do que os das postagens do nosso time de comunicação”, comentou. Popper é radical ao valorizar o poder das ferramentas de IA. “Todo mundo tem que ser um psicopata de IA ou ter um na sua empresa”, exagerou.

Em alguns pontos, todos concordaram: a IA está só começando, mas não dá para esperar; é preciso testar para aprender a usá-la. E os dados, sozinhos, não produzirão respostas aos grandes desafios do momento. É preciso conhecer o negócio e usar a tecnologia em favor das estratégias das empresas.

Imagem: Luiz Alberto Marinho

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodadosEconomiaempresasexpansãoexperiênciaIAinovaçãoinvestimentoloja integradalojasmercadomercado&consumonegóciosprodutosRennertecnologiavarejistaVarejistasvarejovendasWeb Summit

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile