Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Carro ganha novos acessórios e agora tem até barraca de fábrica

Na pandemia consumidores redescobriram as viagens de carro

Redação de Redação
2 de maio de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Carro ganha novos acessórios e agora tem até barraca de fábrica

O consumidor que surgiu ao longo da pandemia, com diferentes hábitos, abriu caminho para um novo mercado de acessórios automotivos que vão muito além de farol de milha, som potente e roda de liga leve. As montadoras agora passaram a projetar e validar acessórios antes não disponíveis em concessionárias e hoje imprimem suas marcas em itens como cadeirinhas e cintos de segurança para animais de estimação, barraca de acampamento, suporte para escadas, extensor de caçamba de picapes e até cabides para roupas.

Como as autopeças, a maioria dos acessórios é fabricada por terceiros, mas desenvolvida pela própria montadora com o projeto do novo veículo. A vantagem é a garantia de qualidade e da segurança de produtos originais, diz Luiz Gustavo Mandacaru, da Mopar, marca de pós-venda e acessórios da Stellantis, dona de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.

Segundo Mandacaru, na pandemia os consumidores redescobriram as viagens de carro ante o receio da aglomeração em transportes públicos. As fabricantes tiveram de se adaptar ao “novo consumidor”, que viaja para destinos mais próximos de casa, leva os pets nos passeios e se conecta mais à natureza.

“Os acessórios são uma tendência por causa da própria demanda do cliente. Para a empresa, é uma estratégia para atender bem o consumidor e agregar um novo negócio à venda de veículos”, afirma Mandacaru. O faturamento do grupo no segmento dobrou de 2020 para 2021 e segue em alta. Pesquisa realizada antes da pandemia pela Gipa, líder global na área de pós-venda automotiva, mostra que o gasto com acessórios em 2019 (dado mais recente disponível) foi de R$ 4,7 bilhões.

Testes

Bolsas, cadeiras, cintos, guias e forros para bancos destinados a animais de estimação já são produtos originais de marcas como General Motors, Volkswagen, Stellantis, BMW e estão em estudo pela Toyota.

“Os itens da nossa linha pet são testados e homologados pela engenharia da GM para oferecer o mais alto nível de qualidade e segurança”, diz Luis Felipe Teixeira, diretor de peças e acessórios da companhia. Ele afirma que os acessórios servem para personalizar o veículo ao gosto e às necessidades do consumidor. Além disso, peças originais podem ser adicionadas ao financiamento do carro.

Na Volkswagen, o modelo com maior quantidade de acessórios é o SUV Taos, com mais de 100 itens. Entre eles estão assentos de bicicleta para crianças com cinto de segurança de cinco pontos e tenda para acampamento, que pode ser montada no teto do Taos ou do T-Cross e acessada por uma escada que acompanha o kit.

A barraca tem capacidade para duas pessoas e é feita com material resistente, diz o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen, Roger Corassa. Segundo ele, além da qualidade, o produto original assegura a instalação correta e a garantia de fábrica do carro.

Mandacaru, da Mopar, afirma que a empresa precisa estar atenta às diferentes necessidades dos proprietários de cada modelo. A luxuosa picape RAM 3500, a mais cara do Brasil – até R$ 530 mil – tem inédito estribo automatizado em baixo do veículo e é acionado quando o condutor abre ou fecha a porta. Para a Fiat Strada, usada no lazer e no trabalho, há suporte para escadas e grade que amplia o tamanho da caçamba.

Cliente quer veículo com a ‘cara do dono’

Ricardo Bacellar, da Bacellar Advisory Boards Automotive & Mobility, avalia que, além do aumento do interesse pelo transporte particular, o consumidor brasileiro tende a demorar mais para trocar de automóvel porque os preços subiram muito desde o ano passado.

De acordo com ele, ao ficar mais tempo com o carro, faz sentido para o consumidor investir em acessórios para personalizá-lo, “deixá-lo mais com o olhar do dono”.

Sobre a grande oferta de itens para animais de estimação, o consultor automotivo ressalta que foi um mercado que “explodiu” durante a pandemia e que os acessórios são alternativa confortável “em lugar de deixar os animais em gaiolas”.

Para as montadoras, ele vê o negócio de acessórios mais como um apelo estratégico para fidelizar o cliente do que uma alternativa para aumentar a receita financeira.

Venda maior

Luis Felipe Teixeira, diretor de peças e acessórios da General Motors, afirma que as vendas nesse segmento cresceram mais de 20% no último ano muito em função da maior oferta de produtos e de novos hábitos do consumidor.

Com aumento de 170% no faturamento com acessórios em 2021, a BMW tem como campeão de vendas tapetes de borracha para a área de passageiros e o porta-malas com bordas altas para evitar, por exemplo, que areia, terra e água se espalhem. Também tem cabide acoplado atrás do banco do condutor para levar paletós ou outras vestes sem amarrotá-las.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

FGTS poderá ser usado para pagar parcelas atrasadas do imóvel

Próxima Postagem

União Europeia afirma que Apple abusou de seu domínio no mercado de carteiras móveis

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
União Europeia afirma que Apple abusou de seu domínio no mercado de carteiras móveis

União Europeia afirma que Apple abusou de seu domínio no mercado de carteiras móveis

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.