Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Percepção de alta da inflação atinge 89% e chega ao maior nível em dois anos

Pesquisa mostra que alimentos e combustíveis estão entre os itens mais afetados

Redação de Redação
2 de abril de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
percepção

A percepção de alta nos preços aumentou entre os brasileiros no início de 2025, segundo a sétima edição da Pesquisa Radar Febraban. O levantamento aponta que 89% da população acredita que a inflação está em elevação, um aumento em relação aos 74% registrados na edição de setembro de 2024. Esse é o maior percentual em mais de dois anos. A avaliação de que os preços subiram nos últimos seis meses se mantém acima de 85% em todas as regiões e faixas sociodemográficas.

Alimentos e produtos para abastecimento doméstico foram apontados por 74% dos entrevistados como os itens mais impactados pela inflação, quatro pontos percentuais a mais do que em setembro. O preço dos combustíveis subiu para a segunda posição, citado por 31% dos participantes, enquanto saúde e medicamentos ficaram em terceiro lugar, com 30%.

A pesquisa, realizada entre 19 e 21 de março de 2025 com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, também indica que a satisfação com a vida pessoal e familiar permanece estável em relação a dezembro de 2024. Entre os entrevistados, 72% afirmaram estar “satisfeitos” ou “muito satisfeitos”. Além disso, 80% disseram que sua situação pessoal e familiar melhorou (41%) ou permaneceu igual (39%) no primeiro trimestre. Esse resultado é semelhante ao registrado nos primeiros trimestres de 2023 e 2024.

A Pesquisa Radar Febraban é conduzida trimestralmente pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e acompanha a percepção da sociedade sobre economia, qualidade de vida e prioridades do país.

“As notícias sobre a economia, marcadas no primeiro trimestre por temas como aumento da inflação e da taxa de juros, revisão para baixo das previsões de crescimento do PIB e possível impacto das políticas comerciais dos EUA sob o novo governo de Donald Trump, trouxeram incertezas para os brasileiros e impactaram as expectativas em relação ao Brasil no decorrer do ano”, afirma Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Justiça homologa plano de recuperação judicial da SouthRock

Próxima Postagem

Modern Farmers’ Market possibilita aos clientes saber a origem de cada produto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Modern Farmers’ Market possibilita aos clientes saber a origem de cada produto

Modern Farmers’ Market possibilita aos clientes saber a origem de cada produto

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile