Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Promessa de Ano Novo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de janeiro de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Esse é um período onde tradicionalmente se criam ou se renovam promessas. Algumas das quais vão para a caixa do esquecimento e outras se tornam realidade. Seria importante que o setor empresarial brasileiro fizesse uma profunda reflexão sobre seu papel na transformação estrutural do país, especialmente neste momento, e fizesse ao menos uma Promessa solene de mudança em sua forma de atuação a partir de 2017. Não mais ser coadjuvante, mas se tornar protagonista nas questões estratégicas que envolvem o Brasil.

O modelo de representação empresarial no país está fragmentado, disperso e pulverizado, quando não desalinhado com a realidade global e é em parte responsável pela situação que o país viveu e vive. São muitas instituições, mais formais ou informais, mais oficiais ou privadas. Sem falar nas empresas de donos travestidas de entidades.

A representatividade oficial e formal é uma herança do que foi criado por Getúlio Vargas com sua estrutura de Confederações, Federações e Sindicatos patronais, alguns deles com o mesmo comando há décadas e muitos deles perderam sua capacidade de interpretar e representar a situação atual em toda sua complexidade, o que fez surgir inúmeras outras entidades, com maior ou menor representatividade, precipitando esse processo de fragmentação e perda de capacidade de atuação integrada.

O resultado disso é a ausência de uma voz ativa e respaldada que possa falar com todo o peso do setor empresarial, especialmente quando os temas envolvem aspectos mais relevantes e estratégicos do Brasil.

As inúmeras entidades existentes acabam focando sua atuação no âmbito específico de seu setor, tema ou região e os grandes temas nacionais são decididos na esfera institucional, envolvendo os três poderes constituídos. Os empresários e suas entidades, com maior ou menor representatividade, são convidados a opinar, participar em Conselhos e até ouvidos. Mas não tem a força da integração e do alinhamento para respaldar suas posições. E, principalmente, dificilmente chegam a um consenso sobre o diagnóstico e a visão que deve prevalecer nos temas estratégicos.

Essa ausência de alinhamento é resultado direto da fragmentação e faz com que os grandes temas nacionais fiquem a margem dos assuntos mais emergenciais e oportunistas. Não deveria ser assim.

Poucos países, é verdade, têm modelos de representação empresarial integrada e atuante. O que não deveria nos desencorajar, mas sim nos desafiar.

Está provado que quando as coisas vão bem os empresários se dedicam a cuidar de seu negócio para aproveitar o vento a favor. E quando vão mal, se dedicam a seus negócios para evitar o pior. Essa é a lógica que tem prevalecido e a história recente no Brasil é prova cabal dessa realidade.

Não deveria e não pode ser assim.

A crise que estamos passando mostra que não é possível delegar as responsabilidades sobre os grandes temas estratégicos aos poderes constituídos. E mostra também que a corrupção e as ligações setoriais e empresariais espúrias podem corromper e destruir o tecido social colocando-nos em situação frágil e com iminentes riscos institucionais.

Empresários não devem ser convidados a falar.

Precisam falar em nome do que é relevante para as empresas, para o emprego e para a competitividade global do país a partir de sua experiência como líderes com visão estratégica desenvolvida e praticada permanentemente como modelo de negócio.

E nada pode ser mais saudável para uma Nação do que um setor empresarial protagonista, presente, atuante e forte para negociar junto aos poderes constitucionais o que é melhor para o país no longo prazo.

Talvez fosse a melhor promessa de ano novo que os líderes empresariais brasileiros poderiam fazer neste momento. Seria o melhor para o Brasil. Só não pode ser esquecida e postergada. As dores da crise recente poderiam ser a melhor forma de nos mantermos atentos a essa necessidade.

Postagem anterior

Pós-verdade: como ela se aplica ao franchising

Próxima Postagem

13 palavras que transformam qualquer venda em um sucesso

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

13 palavras que transformam qualquer venda em um sucesso

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.