Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Promessa de Ano Novo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de janeiro de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Esse é um período onde tradicionalmente se criam ou se renovam promessas. Algumas das quais vão para a caixa do esquecimento e outras se tornam realidade. Seria importante que o setor empresarial brasileiro fizesse uma profunda reflexão sobre seu papel na transformação estrutural do país, especialmente neste momento, e fizesse ao menos uma Promessa solene de mudança em sua forma de atuação a partir de 2017. Não mais ser coadjuvante, mas se tornar protagonista nas questões estratégicas que envolvem o Brasil.

O modelo de representação empresarial no país está fragmentado, disperso e pulverizado, quando não desalinhado com a realidade global e é em parte responsável pela situação que o país viveu e vive. São muitas instituições, mais formais ou informais, mais oficiais ou privadas. Sem falar nas empresas de donos travestidas de entidades.

A representatividade oficial e formal é uma herança do que foi criado por Getúlio Vargas com sua estrutura de Confederações, Federações e Sindicatos patronais, alguns deles com o mesmo comando há décadas e muitos deles perderam sua capacidade de interpretar e representar a situação atual em toda sua complexidade, o que fez surgir inúmeras outras entidades, com maior ou menor representatividade, precipitando esse processo de fragmentação e perda de capacidade de atuação integrada.

O resultado disso é a ausência de uma voz ativa e respaldada que possa falar com todo o peso do setor empresarial, especialmente quando os temas envolvem aspectos mais relevantes e estratégicos do Brasil.

As inúmeras entidades existentes acabam focando sua atuação no âmbito específico de seu setor, tema ou região e os grandes temas nacionais são decididos na esfera institucional, envolvendo os três poderes constituídos. Os empresários e suas entidades, com maior ou menor representatividade, são convidados a opinar, participar em Conselhos e até ouvidos. Mas não tem a força da integração e do alinhamento para respaldar suas posições. E, principalmente, dificilmente chegam a um consenso sobre o diagnóstico e a visão que deve prevalecer nos temas estratégicos.

Essa ausência de alinhamento é resultado direto da fragmentação e faz com que os grandes temas nacionais fiquem a margem dos assuntos mais emergenciais e oportunistas. Não deveria ser assim.

Poucos países, é verdade, têm modelos de representação empresarial integrada e atuante. O que não deveria nos desencorajar, mas sim nos desafiar.

Está provado que quando as coisas vão bem os empresários se dedicam a cuidar de seu negócio para aproveitar o vento a favor. E quando vão mal, se dedicam a seus negócios para evitar o pior. Essa é a lógica que tem prevalecido e a história recente no Brasil é prova cabal dessa realidade.

Não deveria e não pode ser assim.

A crise que estamos passando mostra que não é possível delegar as responsabilidades sobre os grandes temas estratégicos aos poderes constituídos. E mostra também que a corrupção e as ligações setoriais e empresariais espúrias podem corromper e destruir o tecido social colocando-nos em situação frágil e com iminentes riscos institucionais.

Empresários não devem ser convidados a falar.

Precisam falar em nome do que é relevante para as empresas, para o emprego e para a competitividade global do país a partir de sua experiência como líderes com visão estratégica desenvolvida e praticada permanentemente como modelo de negócio.

E nada pode ser mais saudável para uma Nação do que um setor empresarial protagonista, presente, atuante e forte para negociar junto aos poderes constitucionais o que é melhor para o país no longo prazo.

Talvez fosse a melhor promessa de ano novo que os líderes empresariais brasileiros poderiam fazer neste momento. Seria o melhor para o Brasil. Só não pode ser esquecida e postergada. As dores da crise recente poderiam ser a melhor forma de nos mantermos atentos a essa necessidade.

Postagem anterior

Pós-verdade: como ela se aplica ao franchising

Próxima Postagem

13 palavras que transformam qualquer venda em um sucesso

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

13 palavras que transformam qualquer venda em um sucesso

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.