Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Mercado autônomo: cinco dicas para acertar na escolha!

Tendência em condomínios residenciais, modelo de negócio cresce no Brasil

Redação de Redação
1 de dezembro de 2022
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado autônomo: cinco dicas para acertar na escolha!

Comodidade e segurança são as palavras da vez para as famílias que optam por moradias em condomínios. Pensando no estilo de vida agitado e otimização do tempo no dia a dia das pessoas, Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, rede de franquia de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, destaca cinco dicas para investir em um mercado autônomo, modelo de negócio que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a intermediação de funcionários.

Neste formato, o cliente seleciona os produtos que deseja comprar por aplicativo e realiza pagamento pelo próprio celular. Confira:

Credibilidade da marca

Antes da tomada de decisão para investir no segmento de mercados autônomos, é necessário pesquisar com quais produtos a empresa trabalha e se está formatada para cumprir as normas de instalações exigidas pelos condomínios.

“Vale também conferir a reputação da empresa nas principais redes sociais e canais de atendimento ao cliente, seu tempo de vivência e se prioriza a qualidade das entregas”, sugere Córdova.

Diversificação além da conveniência

Outra dica é pesquisar se o portfólio da rede é adaptável e personalizável. Por exemplo, por meio da tecnologia empregada ao mercado autônomo é possível oferecer um mix de produtos de acordo com a frequência e preferência de compra dos moradores daquele condomínio.

“Itens essenciais da cesta básica, por exemplo, podem ser encontrados, para isso, é preciso inovar nas mercadorias para assegurar uma boa experiência de compra e a fidelização dos clientes. Já para pontos de venda em empresas e ambientes corporativos, o mix de produtos também é adaptado para esse tipo de consumo, focando em snacks e lanches rápidos, por exemplo”, avalia o CEO.

Logística adotada pela empresa

O processo logístico é imprescindível para manter as prateleiras e geladeiras do mercado autônomo bem abastecidas.

“O suporte da empresa oferecido ao lojista é muito importante para que ele possa garantir que o mercado tenha a quantidade ideal de produtos para o número de apartamentos do condomínio. Com isso, um bom sistema de gestão permite indicar a necessidade de abastecimento de forma que seja feito de maneira inteligente e otimizada, evitando a falta de insumos no ponto de venda”, recomenda o empreendedor.

A importância de conhecer a tecnologia utilizada

A tecnologia é essencial em um mercado com conceito de honest market – ‘mercado honesto’, em tradução livre-, e é responsável por todo o cadastro de produtos da loja e sistema de pagamento que não depende de intermediários.

“É recomendável avaliar essa tecnologia, fazer uma compra teste e então se informar sobre como o sistema funciona e qual o suporte oferecido em caso de instabilidades. Vale considerar que empresas com tecnologias próprias tendem a apresentar um suporte muito mais rápido e eficaz, já que existe uma equipe dedicada integralmente para as atualizações desse sistema”, revela.

Fit cultural

No mundo dos negócios, assim como em um vínculo empregatício do colaborador com a empresa, é relevante para o empreendedor estar ao lado de marcas que tenham propósitos e valores compatíveis com a sua filosofia de vida.

“Alguns aspectos devem ser observados, como a maneira como a empresa trata os seus colaboradores, o engajamento com as causas sociais e, até mesmo, crescimento exponencial, fruto da sua visão de futuro e do engajamento de toda a equipe. Com isso em mente, a pessoa só vai se doar a algo em que realmente acredita e que a faça feliz”, finaliza o executivo.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Grupo Boticário investe em tecnologia e inaugura novo CD no Paraná

Próxima Postagem

Smart Break recebe aporte financeiro de R$ 36 milhões liderado pelo Headline FIP

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Smart Break

Smart Break recebe aporte financeiro de R$ 36 milhões liderado pelo Headline FIP

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile