Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Alta Performance nas Cadeias de Valor

Redação de Redação
1 de dezembro de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil vive um momento marcado pelo início de um novo período presidencial e com generalizadas e cautelosas expectativas sobre os impactos no desenvolvimento dos negócios, que virão dos necessários e inadiáveis ajustes que serão feitos na economia.

Em uma perspectiva mais estratégica, é reconhecido que o consumo foi a base do ciclo de desenvolvimento recente e pode ser ainda expandido porém, é necessária a busca de formas de incentivo a determinadas áreas industriais que por força do pressão global associada com aspectos internos, perderam capacidade competitiva com reflexos no crescimento e no emprego do setor.

O varejo pode assumir maiores compromissos e responsabilidades com o futuro do país, ciente das responsabilidades inerentes ao setor que teve o maior crescimento recente do emprego na área privada do país e que se mostra competitivo dentro do cenário global por conta de suas próprias características e por ter focado a busca da alta performance nesse período recente.

Esse desejo de ampliar sua responsabilidade deve ser traduzido na proposta do varejo de ser agente de transformação estrutural do mercado disseminando ideias e práticas de alta performance para toda a cadeia de valor.

A característica do varejo global ser um setor sob constante pressão por conta de consumidores cada vez mais informados e instrumentalizados para obter mais por menos faz com que, em todo mundo, o segmento de distribuição e as maiores corporações globais varejistas estejam assumindo um papel mais relevante e estratégico.

Essa relevância se traduz no aumento de sua participação na economia e na multiplicação de negócios a partir do varejo incluindo novos formatos e bandeiras, a expansão do comércio eletrônico, a incorporação de mais serviços, a expansão de negócios na área financeira, o crescimento da participação das marcas próprias e a ampliação dos mercados globais em que atuam as maiores corporações.

Esse protagonismo estratégico do varejo contribui para o processo em que as marcas e indústrias de consumo evoluem para a criação de negócios no setor, expandindo e integrando atividades como é o caso de empresas no mundo todo que passaram a atuar em novos modelos envolvendo a operação de varejo tais como Apple, Nespresso, Procter & Gamble, Nestlé, Nike, Samsung, Ralph Lauren, só para citar algumas, e mais especificamente, todas os fabricantes dos segmentos de carros, motos e do setor de luxo.

No Brasil não é diferente pois muitos segmentos industriais de consumo se reinventaram estrategicamente ao encontraram na operação de varejo o caminho para serem competitivos e gerarem diferenciações relevantes perante o consumidor, sendo particularmente importante nos setores de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, vestuário, moda e calçados, mas também avançando para alguns segmentos de alimentação e bebidas.

Esse processo de integração da Cadeias de Valor em busca de Alta Performance pode ocorrer a partir das indústrias e das marcas ou a partir do varejo.

Quando ocorre a partir das indústrias e das marcas está normalmente associado a uma opção estratégica sobre a importância na internalização da visão, desejos e demandas dos consumidores no negócio industrial e, de forma geral, determina profundas alterações na estrutura e na cultura dessas empresas.

Quando ocorre a partir do varejo, como é o caso do setor de moda, com os conceitos de Fast Fashion, também gera profundas alterações pois é balizada na visão de consumidores que buscam o trinômio produto-preço-diferenciação e toda a cadeia precisa ser repensada para viabilizar a entrega do mais por menos, sendo os exemplos mais eloquentes os que envolveram as marcas do grupo Zara no mercado global e da Riachuelo-Guararapes no Brasil.

Essa visão da transformação estrutural de mercado e negócios é algo que só tenderá a ampliar e diversificar e estamos assistindo a um número cada vez maior de corporações, do lado da indústria e do varejo, em âmbito global ou local, trilhando esse caminho para se manterem competitivas e o moderno varejo brasileiro pode contribuir para a formação de Cadeias de Valor de Alta Performance, integrando de forma virtuosa todo o processo produtivo em busca maior produtividade, eficiência e competitividade nos mercados local e global para produtos, categorias, segmentos, marcas e serviços.

Muito provavelmente esteja nessa constatação, da contribuição do moderno setor varejista brasileiro para o desenvolvimento competitivo das Cadeias de Valor, a próxima missão que o setor se propõe para uma maior uniformidade do desenvolvimento brasileiro.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Black Friday movimentou R$ 316 milhões até as 15h no comércio eletrônico brasileiro. Prazo de entrega é principal entrave.

Próxima Postagem

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.