Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Para popularizar geradores de imagens Inteligência Artificial, empresas investem em recurso

Há uma proliferação de novos geradores de imagens que dizem estar prontos para o mercado desta vez

Redação de Redação
1 de outubro de 2023
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Usando Inteligência Artificial para tomar melhores decisões nos negócios
[the_ad id="169690"]

Ferramentas de Inteligência Artificial capazes de gerar obras de arte fantasiosas ou imagens de aparência realista a partir de comandos escritos começaram a impressionar o público no ano passado. Mas a maioria das pessoas não as usa de fato no trabalho ou em casa.

[the_ad id="138406"]

Isso pode mudar agora que as principais empresas de tecnologia estão competindo para popularizar os geradores de imagens a partir de texto, integrando-os a ferramentas já familiares como Adobe Photoshop e YouTube.

Mas, primeiro, estão tentando convencer usuários e órgãos reguladores de que conseguiram domesticar um pouco da natureza de faroeste dos primeiros geradores de imagens por Inteligência Artificial com proteções mais fortes contra violações aos direitos autorais e conteúdo problemático.

Um ano atrás, um grupo relativamente pequeno de pioneiros e entusiastas começou a brincar com geradores de imagens de última geração como Stable Diffusion, Midjourney e DALL-E, da OpenAI.

“Os anteriores eram uma curiosidade interessante”, mas as empresas estavam cautelosas, segundo David Truog, analista do grupo de pesquisa de mercado Forrester.

Seguiu-se uma reação negativa, que incluiu ações judiciais de direitos autorais ajuizadas por artistas e pela empresa de banco de imagens Getty, e propostas de novas leis para controlar o uso indevido da tecnologia de Inteligência Artificial generativa na criação de propaganda política enganosa ou imagens sexuais abusivas.

Esses problemas ainda não estão resolvidos. Mas há uma proliferação de novos geradores de imagens que dizem estar prontos para o mercado desta vez.

“Alexa, crie uma imagem de flores de cerejeira na neve” é o tipo de instrução que, segundo a Amazon, os consumidores americanos poderão dizer ainda este ano para gerar uma exibição personalizada em sua tela de Fire TV.

Problemas éticos e jurídicos

A Adobe, conhecida pelo editor gráfico Photoshop, que lançou há mais de três décadas, foi a primeira este ano a lançar um gerador de Inteligência Artificial projetado para evitar os problemas éticos e jurídicos criados pelos competidores que treinaram seus modelos de IA com enormes quantidades de imagens retiradas da internet.

“Quando conversamos com os consumidores sobre tecnologia generativa, o que ouvimos é principalmente que boa parte da tecnologia é muito legal, mas eles não sentem que podem usá-la em razão dessas questões”, diz o diretor tecnológico da Adobe na área de mídia digital, Ely Greenfield.

É por isso que o produto da Adobe, chamado Firefly, foi construído a partir de sua própria coleção de imagens Adobe Stock, e de conteúdo que já está licenciado. Os colaboradores dos bancos de imagens também estão sendo remunerados nesse acordo, segundo Greenfield.

“O Adobe Firefly é juridicamente limpo, e os outros, não”, diz Truog, da Forrester. “Isso não importa muito para um cara qualquer se divertindo com Inteligência Artificial generativa.”

Mas se você é uma empresa ou um profissional criativo que pensa em usar as imagens em seu website, aplicativo, ou em layouts impressos, anúncios ou campanhas de marketing por e-mail, “é uma coisa bem importante”, diz Truog. “Você não quer se meter em problemas.”

Concorrentes de olho

Alguns concorrentes estão prestando atenção. A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, anunciou na quarta-feira seu gerador de imagens de terceira geração, o DALL-E 3, enfatizando seus recursos impressionantes e a futura integração com o ChatGPT, além das novas proteções para recusar solicitações de imagens no estilo de um artista vivo. Os criadores também podem optar por excluir suas imagens do treinamento de futuros modelos, embora Truog observe que a OpenAI não disse nada “sobre remunerar os autores cujo trabalho eles usam no treinamento, mesmo com permissão”.

Em eventos separados de divulgação na cidade de Nova York na quinta-feira, a Microsoft e a plataforma YouTube, de propriedade do Google, também anunciaram novos produtos entremeados de geração de imagens por IA.

A Microsoft, uma das principais investidoras da OpenAI, mostrou como já está começando a incorporar o DALL-E 3 em suas ferramentas de design gráfico, principalmente para edição em segundo plano, e também no mecanismo de busca e no chatbot Bing. O YouTube revelou um novo recurso chamado Dream Screen, para vídeos curtos, que permite que os criadores componham um novo plano de fundo à sua escolha.

No começo do mês, a Adobe e a Stability AI, desenvolvedora do Stable Diffusion, uniram-se a um grupo maior de importantes fornecedores de Inteligência Artificial, como Amazon, Google, Microsoft e OpenAI, que concordaram com as salvaguardas voluntárias estabelecidas pelo governo do presidente americano Joe Biden.

Uma delas exige que as empresas desenvolvam métodos, como marcas d’água digitais, para permitir que as pessoas saibam que imagens ou outros tipos de conteúdo foram gerados por Inteligência Artificial.

Os executivos da Microsoft disseram que a empresa criou filtros para determinar que tipos de imagem podem ser gerados a partir de instruções de texto no Bing, e mencionou as imagens envolvendo figuras políticas importantes como conteúdo a ser monitorado.

O objetivo é “garantir que não estejam sendo gerados os tipos de conteúdo que jamais gostaríamos de produzir, como conteúdo de ódio”, diz Sarah Bird, diretora global da Microsoft para responsabilidade em IA.

Durante uma demonstração para um repórter da Associated Press, uma instrução que pedia à nova ferramenta da Microsoft uma imagem de “Hillary Clinton fazendo escalada” foi rejeitada na quinta-feira.

“Ops! Tente outra instrução”, foi a resposta. “Parece que algumas palavras podem estar automaticamente bloqueadas neste momento.”

Com informações de Estadão Conteúdo (Matt O’brien, Associated Press).
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

O varejo mantido em banho-maria e o País perdendo investimento, renda e emprego formal

Próxima Postagem

Shoppings fecham 127 lojas em agosto; Polishop, Ponto e Imaginarium lideram

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mais de 800 marcas inauguraram lojas em shoppings no Brasil no primeiro trimestre - Foto Agência Brasil

Shoppings fecham 127 lojas em agosto; Polishop, Ponto e Imaginarium lideram

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.