Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Transportadora gamefica jornada de aprendizagem de motoristas

Em parceria com a Benkyou, a Stefani, do RS, transformou aulas presenciais em experiências digitais e interativas

  • de Isis Brum
  • 11 meses atrás

A transportadora Stefani, especializada no transporte de cargas líquidas perigosas e inflamáveis, implementou uma jornada de aprendizagem interativa e gamificada na qualificação dos seus motoristas. O projeto é em parceria com a Benkyou, plataforma de treinamento online e gamificada.

Para que houvesse adesão dos colaboradores e o treinamento online fosse disruptivo, foram criados três personagens que conversam e ensinam sobre as normas reguladoras e todos os cuidados exigidos na realização do trabalho. Desse projeto, nasceu a Universidade Corporativa da Stefani.

“Foram desenvolvidos 15 treinamentos com personagens e cenários customizados, proporcionando uma experiência de aprendizagem envolvente e relevante para nossa equipe”, diz Rafael Aguiar, gerente de Recursos Humanos da transportadora.

Segundo Patrícia Bordignon Rodrigues, CEO da Benkyou, o projeto envolveu uma formação técnica de 60 horas de conteúdos normativos, que são imprescindíveis para a operação logística segura do tipo de carga que a empresa transporta. Além disso, era preciso emitir certificados com prazo de validade de 1 ano, avaliar o aprendizado e promover trocas interativas. “Até recentemente, a Stefani enfrentava o desafio de conduzir treinamentos presenciais mensais, um processo que demandava tempo, recursos e repetição constante”, conta Patrícia.

A partir do modelo de treinamento apresentado pela Stefani, a Benkyou transformou o processo em personagens gamificados, sendo eles: o instrutor do curso, o motorista e a normativa do setor, que foi transformada em uma mulher especialista em segurança do trabalho. As três figuras frequentam, por exemplo, o ambiente da empresa, onde conversam sobre a importância de conhecer as regras de segurança e aplicá-las adequadamente.

Durante o curso, existem momentos de interação com os motoristas, momentos para perguntas e respostas, testes que precisam ser respondidos durante as aulas, além de uma avaliação de conhecimento que exige 70% de acerto nas respostas. Os usuários recebem resumos do conteúdo para fixar a aprendizagem.

Ao cumprir todos os requisitos, os certificados de conclusão dos módulos são emitidos e a própria plataforma envia uma mensagem automática, no mês anterior à expiração da validade, para que o colaborador acesse a trilha de conhecimento e renove a sua documentação. Antes da parceria, o processo era realizado manualmente pela transportadora.

“Com apenas seis meses de implantação, vimos uma transformação notável em nossa equipe e processos de capacitação”, pontua Aguiar. Segundo ele, “a plataforma desenvolvida não apenas atendeu às nossas necessidades, mas superou nossas expectativas ao oferecer soluções exclusivas para certificados e controle de vencimentos, essenciais para o nosso negócio”.

Soluções inovadoras

O portal de treinamento está acessível para desktop e smartphones, proporcionando uma experiência amigável e responsiva. Os cursos foram categorizados de acordo com os grupos de cargos, com facilidade de acesso e gestão dos treinamentos. Além disso, a plataforma emite e armazena os certificados, faz o controle de validades dos cursos de forma autônoma e a realiza treinamentos interativos.

De acordo com a empresa de tecnologia, a partir da implementação do projeto, a Stefani pôde expandir seus treinamentos para além dos motoristas, alcançando também outros setores da empresa, como liderança, administrativo e back office.

“Ao transformar treinamentos presenciais em experiências digitais e interativas, a Stefani não apenas otimizou seus recursos, mas também elevou o nível de engajamento e eficácia de seus treinamentos. Essa parceria não só resolveu problemas operacionais imediatos, mas também abriu novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para a empresa”, ressalta a CEO da Benkyou.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BenkyouBrasilCanoasdigitale-learningexperiênciaGouvêa Ecosystemimersivoinovaçãoinstrutorjornada de aprendizagemonlinepersonagensplataformaRio Grande do Sulsegurança do trabalhoStefanistorytellingtecnologiatransportadoraUniversidade Corporativa

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile