Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Transportadora gamefica jornada de aprendizagem de motoristas

Em parceria com a Benkyou, a Stefani, do RS, transformou aulas presenciais em experiências digitais e interativas

  • de Isis Brum
  • 1 ano atrás

A transportadora Stefani, especializada no transporte de cargas líquidas perigosas e inflamáveis, implementou uma jornada de aprendizagem interativa e gamificada na qualificação dos seus motoristas. O projeto é em parceria com a Benkyou, plataforma de treinamento online e gamificada.

Para que houvesse adesão dos colaboradores e o treinamento online fosse disruptivo, foram criados três personagens que conversam e ensinam sobre as normas reguladoras e todos os cuidados exigidos na realização do trabalho. Desse projeto, nasceu a Universidade Corporativa da Stefani.

“Foram desenvolvidos 15 treinamentos com personagens e cenários customizados, proporcionando uma experiência de aprendizagem envolvente e relevante para nossa equipe”, diz Rafael Aguiar, gerente de Recursos Humanos da transportadora.

Segundo Patrícia Bordignon Rodrigues, CEO da Benkyou, o projeto envolveu uma formação técnica de 60 horas de conteúdos normativos, que são imprescindíveis para a operação logística segura do tipo de carga que a empresa transporta. Além disso, era preciso emitir certificados com prazo de validade de 1 ano, avaliar o aprendizado e promover trocas interativas. “Até recentemente, a Stefani enfrentava o desafio de conduzir treinamentos presenciais mensais, um processo que demandava tempo, recursos e repetição constante”, conta Patrícia.

A partir do modelo de treinamento apresentado pela Stefani, a Benkyou transformou o processo em personagens gamificados, sendo eles: o instrutor do curso, o motorista e a normativa do setor, que foi transformada em uma mulher especialista em segurança do trabalho. As três figuras frequentam, por exemplo, o ambiente da empresa, onde conversam sobre a importância de conhecer as regras de segurança e aplicá-las adequadamente.

Durante o curso, existem momentos de interação com os motoristas, momentos para perguntas e respostas, testes que precisam ser respondidos durante as aulas, além de uma avaliação de conhecimento que exige 70% de acerto nas respostas. Os usuários recebem resumos do conteúdo para fixar a aprendizagem.

Ao cumprir todos os requisitos, os certificados de conclusão dos módulos são emitidos e a própria plataforma envia uma mensagem automática, no mês anterior à expiração da validade, para que o colaborador acesse a trilha de conhecimento e renove a sua documentação. Antes da parceria, o processo era realizado manualmente pela transportadora.

“Com apenas seis meses de implantação, vimos uma transformação notável em nossa equipe e processos de capacitação”, pontua Aguiar. Segundo ele, “a plataforma desenvolvida não apenas atendeu às nossas necessidades, mas superou nossas expectativas ao oferecer soluções exclusivas para certificados e controle de vencimentos, essenciais para o nosso negócio”.

Soluções inovadoras

O portal de treinamento está acessível para desktop e smartphones, proporcionando uma experiência amigável e responsiva. Os cursos foram categorizados de acordo com os grupos de cargos, com facilidade de acesso e gestão dos treinamentos. Além disso, a plataforma emite e armazena os certificados, faz o controle de validades dos cursos de forma autônoma e a realiza treinamentos interativos.

De acordo com a empresa de tecnologia, a partir da implementação do projeto, a Stefani pôde expandir seus treinamentos para além dos motoristas, alcançando também outros setores da empresa, como liderança, administrativo e back office.

“Ao transformar treinamentos presenciais em experiências digitais e interativas, a Stefani não apenas otimizou seus recursos, mas também elevou o nível de engajamento e eficácia de seus treinamentos. Essa parceria não só resolveu problemas operacionais imediatos, mas também abriu novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para a empresa”, ressalta a CEO da Benkyou.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BenkyouBrasilCanoasdigitale-learningexperiênciaGouvêa Ecosystemimersivoinovaçãoinstrutorjornada de aprendizagemonlinepersonagensplataformaRio Grande do Sulsegurança do trabalhoStefanistorytellingtecnologiatransportadoraUniversidade Corporativa

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile