Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Multiplan anuncia resultados do primeiro trimestre e medidas de suporte a lojistas

Redação de Redação
1 de maio de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
MorumbiShopping

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2020. Em resposta aos impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Companhia tem implementado iniciativas para fortalecer sua posição financeira e oferecer suporte a lojistas e comunidades diante do atual cenário global.

Apesar da suspensão temporária da operação de seus shopping centers na segunda quinzena de março, a empresa apresentou evolução positiva em receita, lucro, EBITDA, resultado operacional líquido (NOI) e fluxo de caixa operacional (FFO), favorecidos por condições pontuais, pelo forte desempenho dos primeiros dois meses do ano e também por medidas adotadas para minimizar os impactos da pandemia.

No trimestre, a receita líquida da Multiplan alcançou R$ 326 milhões, com crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2019, beneficiando-se das recentes aquisições de participação em shoppings do porfólio e do desempenho nos dois primeiros meses do trimestre. Nos 12 meses encerrados em março de 2020, a receita líquida alcançou R$ 1,347 bilhão, com aumento de 6,3% em relação a igual período do ano anterior.

As medidas de apoio a lojistas tomadas pela Multiplan tiveram impacto na receita com aluguel, que registrou resultado 5,6% menor quando comparado ao mesmo trimestre em 2019, atingindo R$ 236,3 milhões. Em 12 meses, a Companhia registrou crescimento de 3,8% na receita com aluguel, somando R$ 1,1 bilhão.

As vendas dos lojistas nos shopping centers da Multiplan atingiram R$ 3,1 bilhões no trimestre, apresentando redução de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior – resultado impactado pelas suspensões temporárias da operação dos shoppings da Companhia a partir de 18 de março. Considerando apenas janeiro e fevereiro, as vendas dos lojistas cresceram 7,8% em relação ao mesmo período de 2019, totalizando R$ 2,5 bilhões.

Os principais destaques nos dois meses foram o MorumbiShopping (+11,6%) e o Shopping Anália Franco (+10%) em São Paulo, e o BarraShopping (+9%) no Rio de Janeiro. Adicionando a primeira metade de março à análise, as vendas dos lojistas cresceram 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Resultado Operacional Líquido (NOI) alcançou R$ 298,1 milhões, com crescimento de 7,4% em relação ao primeiro trimestre de 2019. O EBITDA foi de R$ 343,7 milhões, ficando 49,1% acima do mesmo período do ano anterior. Considerando os últimos 12 meses encerrados em março de 2020, o EBITDA totalizou R$ 1,045 bilhão, registrando um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido da Companhia alcançou R$ 177,7 milhões no trimestre, com aumento de 93,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado. O resultado foi beneficiado principalmente pelo crescimento de 5,9% na receita líquida; redução de 11,7% nas despesas gerais e administrativas, refletindo as iniciativas da Companhia em redução de custos; redução de 16,7% nas despesas com propriedades beneficiadas pela recuperação de despesas não recorrentes e maior taxa de ocupação; e redução de 22,6% nas despesas financeiras devido às recentes renegociações de dívidas e redução da taxa básica de juros (Selic). Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) atingiu R$ 245 milhões, um aumento de 76,1% em relação ao mesmo período de 2019, beneficiado pelas mesmas condições do lucro líquido.

Apoio a lojistas e medidas de prevenção
Para Armando d’Almeida Neto, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan, apesar do impacto da suspensão temporária das operações, a Companhia adotou com rapidez medidas para apoiar lojistas e fortalecer sua posição financeira, sem prejuízo para sua estratégia de longo prazo.

“A solidez da nossa empresa permitiu que atuássemos de forma rápida para dar suporte aos lojistas e reduzir os impactos sobre a Companhia. Além das condições que oferecemos para o locatário, também apoiamos as vendas de operações autorizadas a funcionar por delivery. Para isso foram importantes nosso superapp Multi, o investimento na Delivery Center, e medidas como divulgação dos lojistas e sistema drive-thru, o que também representa conveniência para o cliente”, afirma o executivo.

“Nesse momento em que nos planejamos para a reabertura, temos consciência dos desafios de curto e médio prazo, mas mantemos a visão de longo prazo e o foco em fazer bem feito que sempre nortearam a Companhia ao longo desses 45 anos. Os ativos da Multiplan permanecem entre os melhores do país, com localização ímpar”, acrescenta.

A Companhia ofereceu a lojistas redução de 50% nos encargos de condomínio e isenção de pagamento do fundo de promoção, além de oferecer redução de 50% no aluguel de março. A Multiplan concedeu, até abril, aproximadamente R$ 300 milhões em reduções e isenções para lojistas, considerando aluguel, condomínio e fundo de promoção, e outras despesas de conservação dos shopping centers. Além disso, por meio do superapp Multi e da Delivery Center, que atua também na integração das lojas com vários aplicativos e marketplaces, a Companhia ofereceu aos lojistas um canal para manter contato com os clientes dos shoppings, que buscam cada mais rapidez nas entregas.

Em março, os novos contratos assinados entre a Delivery Center e os locatários da Companhia aumentaram 131% em relação ao mês anterior, ampliando a participação de varejistas além da categoria alimentação. Os pedidos on-line dos empreendimentos da Companhia por meio da Delivery Center aumentaram 66,4% na primeira quinzena de abril, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Campanhas sazonais, como as vendas da Páscoa por meio do aplicativo Multi também contribuíram para o aumento geral das vendas on-line, que atingiu novos recordes de vendas e número de pedidos na segunda semana de abril.

A Multiplan também está apoiando as comunidades das regiões onde atua, com campanhas de doação; parcerias para uso dos estacionamentos em ações de testagem de COVID-19 e vacinação contra a gripe; campanhas educativas nos canais de mídia dos shoppings; e vendas por drive-thru, oferecendo comodidade e segurança para lojistas e clientes. A Multiplan também vem desenvolvendo protocolos para garantir as melhores práticas para suas operações.

Como parte dessa iniciativa, a companhia adquiriu 100 mil máscaras e 25 mil testes para COVID-19. A empresa também contratou a consultoria de infectologistas para orientar os procedimentos mais adequados com objetivo de garantir a segurança e a preservação da saúde de clientes e colaboradores.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Pague Menos apresenta crescimento de 30% em EBITDA no primeiro trimestre

Próxima Postagem

Líderes da Riachuelo, RD Raia Drogasil e Telhanorte Tumelero acreditam no digital para a retomada dos negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
RIACHUELO

Líderes da Riachuelo, RD Raia Drogasil e Telhanorte Tumelero acreditam no digital para a retomada dos negócios

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.