Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021

Foram 3.9 bilhões de transações sem contato, representando um volume financeiro de quase R$ 200 bilhões

Redação de Redação
1 de abril de 2022
no Inovação, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
aproximação

A pandemia e as restrições impostas durante este período impulsionaram diversos setores a se adaptarem e buscarem alternativas. O setor de meios de pagamento foi um deles. Por conta das restrições sanitárias, ele viu a adesão da alternativa de pagamento por aproximação crescer. Segundo um levantamento feito pela Mastercard, os pagamentos nessa modalidade cresceram seis vezes em comparação a 2020.

Este meio de pagamento não é uma consequência direta da pandemia, visto que a possibilidade de pagar por aproximação já existia. Entretanto, o momento de digitalização pelo qual todos os segmentos passaram afetou o volume de compras online e os hábitos de consumo dos clientes. Além disso, a facilidade e a segurança, ainda mais em um momento que o contato físico era evitado a todo instante, impulsionaram o uso desse meio de pagamento.

De acordo com dados da ABECS, Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, durante o ano de 2021 foram 3.9 bilhões de transações sem contato. A estimativa é de que esse volume represente um volume financeiro de quase R$ 200 bilhões. Os comércios que mais receberam pagamentos sem a necessidade de contato foram alimentação, farmácias e supermercados.

Compras online

Quem também registrou um crescimento recorde ao longo da pandemia foi o comércio eletrônico, que bateu recorde de faturamento em 2020 e 2021. Segundo estudo divulgado pela Neotrust, o faturamento do e-commerce em 2021 foi de R$ 161 bilhões, o que representou um crescimento de 26,9% em comparação com 2020.

Também de acordo com um estudo feito pela Mastercard, em parceria com a Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online e cerca de 7% realizaram uma compra online pela primeira vez nesse período.

Segundo a Neotrust, as projeções para o ano de 2022 também são positivas, com uma expectativa de crescimento de 9%, atingindo os R$ 174 bilhões de faturamento. O levantamento também aponta para um aumento de 8% no número de pedidos online, totalizando 379 milhões de encomendas.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Heineken expande projeto de energia renovável para residências

Próxima Postagem

Casas Bahia lança programa de fidelidade omnichannel para clientes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Casas Bahia lança programa de fidelidade omnichannel para clientes

Casas Bahia lança programa de fidelidade omnichannel para clientes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile