Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Após forte alta, vendas no varejo de autosserviço caem 3% na segunda semana de março

Redação de Redação
1 de abril de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
autosserviço

As vendas nos maiores varejistas de autosserviços do país, entre os dias 9 e 15 de março, registraram queda de 3% na comparação com a primeira semana do mês por conta do desempenho da cesta de produtos de Commodities, Higiene & Beleza e Limpeza.

Na primeira semana deste mês, antes do avanço da COVID-19 pelo país, o volume de compras de Autosserviço teve alta de 11,5%, em relação à última semana do mês de fevereiro.

Esse desempenho, segundo a gerente de atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil, Fernanda Vilhena, foi impulsionado, sobretudo, por suprimentos de abastecimento de emergência e de saúde.

No entanto, ela avalia que, à exceção dos itens relacionados à proteção da saúde e higiene (álcool gel e itens de limpeza), a compra de insumos básicos de alimentação costuma ser alta nos primeiros dias.

“Os primeiros dias de cada mês tradicionalmente refletem a maior alta de consumo pelas famílias brasileiras, seguidos por uma desaceleração natural nas semanas seguintes. Porém, vale ressaltar que em março  algumas pessoas fizeram compras maiores, o que pode ser um reflexo do cenário do novo Coronavírus. A partir dos dados do começo da segunda quinzena, teremos um retrato mais claro em relação ao consumo dos lares já sob os tempos de distanciamento social”, explicou a gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil, Fernanda Vilhena.

De acordo com o levantamento, que compila o faturamento de cerca 150 cadeias de Autosserviço do país, a venda de produtos de Commodities na segunda semana de março caiu 16,9% na comparação com a semana anterior.

Os maiores recuos foram registrados nas vendas de leite (-28,4%), açúcar (-15,8%), arroz (-13,4%) e café em pó (-10,8%)

A cesta de Higiene & Beleza teve baixa de 6%, por conta do desempenho negativo nas vendas de fraldas descartáveis (-13,3%) e produtos para tratamento de cabelo (-13,2%).

As vendas de suprimentos alimentícios tiveram desempenho negativo de 3,9%, com destaque para leite condensado (-20,4%), caldos (-17,7%) e tempero industrializado (-15,8%).

Por outro lado, as vendas de produtos industrializados ficaram estagnadas nesse período. As três maiores quedas foram em margarinas (18,8%), petit suisse (-8%), batatas congeladas (-6,4%). Já as três maiores altas neste segmento foram açaí (28,4%), soverte (+19%) e vegetais congelados (+15,6%).

Apesar de um declínio no faturamento em geral no Autosserviço, alguns produtos seguem com a performance em alta. A venda de álcool em gel avançou 214%, álcool de limpeza +101% e respiratórios +54%.

Outro destaque é para os produtos para máquinas de lavar louça, alta de 30,3%; e para os chamados facilitadores para passar roupas, expansão de 15,3% no período.

As únicas cestas, segundo a Nielsen, que registraram desempenho positivo no período foram a de Bebidas (9,4%) e Eletrônicos & Portáteis (+1,8%).

A primeira foi alavancada por maiores vendas de champagne (32,4%), vinho (26,2%), água mineral (23,5%), isotônicos (22,3%), entre outros. O faturamento de cerveja cresceu 6,9%.

Na segunda cesta, os brasileiros procuraram por monitor (+30,9%), freezer (+28,0%) e exaustor de ar (+14,5%).

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Stone propõe ao governo concessão para pequenos comerciantes

Próxima Postagem

Shopping Center será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
shopping center

Shopping Center será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile